Após paralisação, linhas de ônibus voltam a rodar em Belo Horizonte
Motoristas da empresa Transoeste cruzaram os braços na manhã deste sábado (12) por causa de salários atrasados
Minas Gerais|Núbia Roberto, Da Record TV Minas

Quem precisou sair de casa neste sábado (12) para usar o transporte público da região do Barreiro, em Belo Horizonte, foi pego de surpresa mais uma vez por causa de uma paralisação de motoristas de ônibus que prestam serviços para a empresa Transoeste. Às 8h30, as linhas voltaram a rodar, segundo o Setra-BH (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Belo Horizonte). Veja as linhas afetadas abaixo.
O motivo, segundo a categoria, é a falta de pagamento do salário neste mês, que estava previsto para o quinto dia útil. Diversas linhas ficaram paradas. Vídeos enviados à Record TV Minas mostraram os trabalhadores reunidos e parados em frente à empresa.
Em nota, o Setra-BH informou que a Transoeste voltou a operar normalmente. Todas as 28 linhas que circulam estão rodando. O movimento terminou por volta das 8h30, segundo representantes da empresa. Após reunião, as partes entraram em acordo e os proprietários dos coletivos se comprometeram a fazer o pagamento na segunda-feira (14).
Já a BHtrans, empresa que gerencia o trânsito na capital mineira, respondeu que as linhas da Viação Transoeste ficaram paralisadas nesta madrugada. As equipes da BHtrans estão monitorando e orientando os passageiros nos pontos de ônibus e nas estações.
Ainda de acordo com o órgão, conforme previsto nos contratos com as concessionárias, as empresas não podem realizar interrupções no serviço. Assim, a concessionária está sendo notificada, estando sujeita às penalidades previstas nos contratos, que podem ir de multas operacionais a abertura de processo administrativo.
Histórico
No dia 24 de janeiro deste ano, os motoristas da mesma empresa paralisaram as atividades. O movimento impactou a circulação de coletivos que atendem às regiões central, centro-sul, área hospitalar e às regiões do BH Shopping e Anel Rodoviário. Segundo representantes da categoria, o atraso dos salários também foi o motivo da greve na época.
Foi a segunda vez em janeiro que os ônibus da empresa tiveram as atividades paralisadas. No dia 13 do mês passado, o Setra-BH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte) informou que a companhia não rodaria por falta de dinheiro para comprar combustível.
Linhas operadas pela Transoeste afetadas pela paralisação:
- Estação Barreiro: 32, 35, 315, 318, 325, 329, 330, 332, 335, 337, 340 e 3350.
- Estação Diamante: 303, 304, 309, 310, 311, 313 e 314.
- 319 e 336;
- A linha 305 está operando parcialmente.















