Barão de Cocais: escolas começam a funcionar após alerta em barragem
Três das seis unidades que estavam com as aulas suspensas, voltam com as atividades nesta quarta-feira (27); veja a programação dos outros colégios
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
Três das seis escolas que estavam com as aulas suspensas após a elevação do nível de alerta da barragem da Vale em Barão de Cocais, a 93 km de Belo Horizonte, retomam as atividades nesta quarta-feira (27).
Os colégios ficam na chamada zona de segurança secundária, ou seja, em regiões que podem ser inundadas em cerca de uma hora no caso de rompimento da estrutura.
As aulas em outras duas escolas devem voltar ao normal nesta quinta-feira (28) e uma ainda analisa a questão com a direção. (Veja a lista das escolas abaixo).
Alerta
O grau de risco da barragem Sul Superior, que fica na mina Gongo Soco, foi elevado a três (o máximo da escala), na noite da última sexta-feira (22). Segundo a Vale, a medida foi necessária após a empresa que atesta a estabilidade da estrutura ter percebido divergência nos dados recolhidos.
Leia também
De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais, a empresa sabia dos problemas na represa, ao menos, desde o dia oito de março.
Nesta segunda-feira (25), a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros realizaram uma simulação de evacuação com a população da cidade. Os moradores que vivem em casas que fica na zona de autossalvamento, que teriam menos de 30 minutos para se salvarem, foram hospedados em hotéis no dia oito de fevereiro.
Veja a situação das escolas que ficam na zona de segurança secundária:
• Escola Rosina Rodrigues: aula normal nesta quarta-feira (27);
• Escola Beldani: aula normal nesta quarta-feira (27);
• Escola Odilon Behrens: aula normal nesta quarta-feira (27);
• Educare: Aula normal na quinta-feira (28);
• Escola Peixinho Dourado: sem definição.
• Escola Coronel Câncio: aulas serão transferidas para a Faculdade Unipac. Previsão de retorno para quinta-feira (28).