Barragem da Vale sobe para nível 2 de risco e moradores são evacuados
Ao todo, 29 moradores da cidade de Rio Preto (a 341 km de BH) foram removidos de suas casas; estrutura foi afetada pelas chuvas na região
Minas Gerais|Clara Mariz, do R7*, com Igor Silva, da Record TV Minas
Na manhã deste sábado (16), 29 moradores da cidade de Rio Preto, a 341 km de Belo Horizonte, foram orientados pela Vale a sair de suas casas devido ao risco de rompimento da barragem da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Mello, que subiu para o nível 2. Mais de 1.000 pessoas já foram evacuadas de seus imóveis, desde a tragédia de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com a PM (Polícia Militar), a medida foi para resguardar a integridade física das famílias que moram dentro da ZAS (Zona de Autossalvamento). As pessoas foram removidas de suas casas e encaminhadas para hotéis e pousadas da região, com o apoio de militares e Defesa Civil.
Leia também
Em nota, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informou que a causa da elevação do nível de risco foi a forte chuva que atingiu a cidade de Rio Preto, na noite desta sexta-feira (15), que provocou a infiltração de água dentro da galeria de drenagem da barragem.
Desde novembro do ano passado, a estrutura passa por obras visando o aumento da segurança e foi estabelecido um gatilho para o acionamento do plano de realocação de pessoas para fora da ZAS relacionado ao nível de água do reservatório.
A Vale informou que a situação está sendo monitorada. A barragem e o nível de água encontram-se estáveis, mas ainda não há previsão de retirada de alerta.
* estagiária sob supervisão de Flavia Martins y Miguel