Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Barragem entra em nível 1 de alerta em Santa Bárbara (MG) 

Técnicos da ANM estiveram no local e acompanham o caso; segundo a mineradora, o acionamento é apenas preventivo 

Minas Gerais|Maria Luiza Reis*, Do R7

Mineradora afirma que não há risco de rompimento
Mineradora afirma que não há risco de rompimento Mineradora afirma que não há risco de rompimento

A barragem CDS II, localizada em Santa Bárbara, a 105 km de Belo Horizonte, entrou em nível 1 de alerta, nesta sexta-feira (07), devido ao surgimento de uma trinca. A mineradora não informa quantos centímetros de comprimento a trinca possui. 

A mineradora AngloGold Ashanti informou, em nota, que o acionamento se deu de forma preventiva após a equipe técnica identificar o problema. Segundo a mineradora, o caso é comum em uma estrutura que passa por obras de reforço. A vistoria de rotina foi realizada por técnicos da Agência Nacional de Mineração (ANM). 

A mudança para nível 1 segue o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) e seguirá até a apresentação dos estudos e análises da auditoria externa especializada, confirmando a segurança e estabilidade da barragem, à ANM.

A mineradora reforçou que a barragem CDS Il “conta com todas as licenças legais, além da declaração de condição de estabilidade emitida por auditoria externa em setembro de 2022" e que as autoridades competentes estão sendo envolvidas. 

*Estagiária sob supervisão de Riney Ribeiro 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.