Santa Bárbara terá simulado de evacuação por risco em barragem
Nesta sexta-feira (29), às 15h, a Defesa Civil fará um treinamento preventivo de evacuação da cidade; pontos de encontros já foram definidos
Minas Gerais|Clara Mariz do R7*
Cerca de 1.600 moradores da cidade de Santa Bárbara, a 109 km de Belo Horizonte, passarão nesta sexta-feira (29), por um simulado de evacuação de emergência.
A ação tem o objetivo de preparar os moradores caso haja rompimento da barragem Sul Superior, localizada no município de Barão de Cocais e que teve o nível de emergência elevado de 2 para 3 na última sexta-feira (22).
Segundo a Defesa Civil Estadual, a simulação começará às 15h, em todo o município e os moradores terão que se deslocar a um do 13 pontos de encontro definidos pelo órgão. Serão distribuídos à população da cidade 1.500 flyers e 3.000 folders informativos.
Conforme o cronograma definido pela Defesa Civil, nesta quinta-feira (28), às 18h, será feita uma reunião com a comunidade para explicar como funcionará a simulação de evacuação. Na manhã de sexta-feira (29) a equipe que vai auxiliar no simulado terá um treinamento.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, o ponto de encontro 12, localizado na Praça da Estação do município é o que tem previsão de maior concentração de pessoas, 476 ao todo.
De acordo com o tenente-coronel Godinho, em caso de rompimento da barragem Sul Superior, em Barão de Cocais, a lama de rejeitos chegaria ao município de Santa Bárbara duas horas e meia depois, e poderia atingir mais de 1.800 pessoas que vivem nos locais da mancha de inundação.
Veja a baixo o local dos 13 pontos de encontro distribuídos pela cidade:
* Estagiária do R7 sob supervisão de Lucas Pavanelli