Betim e Contagem (MG) antecipam 2ª dose da vacina para professores
Medida vale para os trabalhadores que foram imunizados com a Astrazeneca; municípios retomam aulas presenciais em agosto
Minas Gerais|Célio Ribeiro*, do R7
As Prefeituras de Betim e Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, vão antecipar a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 nos profissionais da Educação. A medida visa a retomada segura das aulas presenciais nos dois municípios.
Em Contagem, a antecipação é válida para todos os trabalhadores da Educação que receberam o imunizante da Astrazeneca. A partir de agora, essas pessoas já podem completar o esquema vacinal 30 dias após a primeira dose. Antes, o prazo poderia chegar a até três meses.
Os profissionais que receberam outros imunizantes devem aguardar a data prevista no cartão de vacinação. Já aqueles que receberam a primeira dose da Astrazeneca há, pelo menos, 30 dias, podem procurar os postos de vacinação e apresentar documento de identidade com foto, CPF e o cartão de imunização. A lista com os locais de vacinação em Contagem está disponível neste link.
Betim
Os profissionais da Educação de Betim que começaram a receber a primeira dose da Astrazeneca no início de junho podem completar o esquema vacinal a partir de quinta-feira (5). A antecipação é de cerca de três semanas.
Veja: Zema adianta calendário e prevê vacinação para MG até setembro
A prefeitura também informou que, a partir de sexta-feira (6), os novos professores que chegaram à rede municipal de ensino e ainda não receberam a primeira dose vão começar a ser imunizados. Os dias e horários de vacinação vão ser anunciados em breve pelo município para cada uma das instituições de ensino.
Tanto a Secretaria de Saúde de Betim quanto a de Contagem alegaram que a segunda dose para os profissionais da Saúde foi antecipada para garantir uma retomada segura das atividades educacionais presenciais. As cidades vão retomar as aulas a partir da próxima segunda-feira (9) de forma escalonada.
As prefeituras informaram que a medida foi autorizada pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
Confira o avanço da vacinação pelo Brasil:
*Estagiário do R7 sob a supervisão de Pablo Nascimento.