Betim (MG) imuniza adolescentes contra covid-19 nesta quarta (16)
Até o momento, município é o único a vacinar jovens entre 12 e 14 anos contra a doença no Brasil; imunização é feita nas escolas
Minas Gerais|Regiane Moreira, da Record TV Minas; Giovana Maldini*, do R7
Os estudantes entre 12 e 14 anos começam a ser vacinados contra a covid-19 nesta quarta-feira (16), em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. A vacinação está sendo realizada por regionais e nas próprias escolas onde os adolescentes estão matriculados. O município, que é um dos maiores da Grande BH, é o primeiro do Brasil a imunizar adolescentes sem comorbidades contra a doença.
Apenas os estudantes da rede municipal são imunizados nesta semana, mas a Prefeitura de Betim informou que vai abrir um cadastro nos próximos dias para que as escolas estaduais e particulares também incluam seus alunos na fila.
A expectativa é que 13.519 alunos da rede municipal sejam vacinados. De acordo com o prefeito de Betim, Vittorio Medioli (PSD), o objetivo da imunização desse grupo é preparar o município para o retorno das aulas presenciais.
Veja:Governo diz que vacinação de jovens é legal, mas não prioritária
Mesmo que os adolescentes não estejam incluídos como prioritários no PNI (Plano Nacional de Imunização), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a aplicação da vacina da Pfizer em adolescentes de 12 a 15 anos na última sexta-feira (11). Até o momento, é o único imunizante que tem autorização para uso em menores de 18 anos no país.
Veja as datas de aplicação da vacina nos jovens:
• Quarta-feira (16): Atendimento nas escolas municipais das regionais Icaivera, Citrolândia, Vianópolis e Petrovale;
• Quinta-feira (17): Escolas municipais das regionais PTB e Teresópolis.
• Sexta-feira (18): Escolas municipais das regionais Norte.
*Estagiária doR7, sob supervisão de Lucas Pavanelli