Minas Gerais BH já tem 25 mortes por dengue e 108 mil casos confirmados

BH já tem 25 mortes por dengue e 108 mil casos confirmados

Capital mineira é a cidade com maior incidência no Estado, que vive surto da doença, com 11 vezes mais mortes que no ano passado

Desde o início do ano, 25 pessoas morreram em BH

Desde o início do ano, 25 pessoas morreram em BH

A8SE

O número de mortes por dengue em Belo Horizonte aumentou para 25. Somente neste ano, a capital mineira já registrou 108 mil casos da doença e outros 8 mil ainda estão sendo investigados. 

Apesar do aumento no número de mortes, segundo a Secretaria Municipal de Saúde o pior já passou. Isso porque 88% dos casos foram registrados entre os meses de abril e junho. No segundo semestre, as ocorrências tem caído. 

Belo Horizonte é a cidade com maior número de mortes causadas pela dengue no Estado. Em Minas Gerais, 132 pessoas morreram por causa da doença - número 11 vezes maior que o do ano passado, quando a dengue provocou 12 mortes. 

Minas Gerais tem a segunda maior epidemia de dengue da década

Para tentar diminuir os casos para o ano que vem, o Ministério da Saúde decidiu antecipar o lançamento da campanha nacional de combate ao Aedes aegypti.

Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a ideia é dar tempo para que as cidades se preparem para o período chuvoso, quando as condições de proliferação do mosquito são mais adequadas. 

—   Ao invés de lançar a campanha no mês de novembro, como era feito nos outros anos, nós antecipamos para setembro para dar tempo, antes do período da chuva, para as pessoas e os gestores locais organizarem grandes mutirões de combate ao mosquito e não esperar depois que o ciclo da doença já está instalado para começar a agir.

* Estagiária do R7, sob supervisão de Lucas Pavanelli