Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

BH registra o maior volume de chuva da história em 24h 

Antigo recorde era de 14 de fevereiro de 1978, quando choveu na cidade 164 milímetros; de acordo com o Inmet, nova marca é de 171,8 mm 

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Recorde antigo era de fevereiro de 1978
Recorde antigo era de fevereiro de 1978 Recorde antigo era de fevereiro de 1978

Dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indicam que Belo Horizonte registrou o maior volume de chuva em 24 horas, entre às 9h desta quinta-feira (23) e às 9h desta sexta-feira (24).

De acordo com o meteorologista Cléber Souza, no período analisado houve a precipitação de 171,8 milímetros de água. O recorde até então era de 164 mm, registrado em 14 de fevereiro de 1978.

Segundo o especialista, o grande volume de chuva na região foi provocado pela Zona de convergência do Atlântico Sul, que é uma faixa de nebulosidade que se estende do Sul da região Amazônica até a região Central do Atlântico Sul.

— Esse fenômeno faz com que a gente passe vários dias com chuva, como está acontecendo. Está chovendo desde quarta-feira.

Publicidade

Dados do Inmet apontam que até a manhã desta sexta-feira, já chuveu mais que o dobro esperado para todo o mês de janeiro. A média para o período é de 329,8 mm, mas já foram registrados 666,8% mm. Souza lembra que o janeiro mais chuvoso da história aconteceu em 1985, quanho o índice chegou a 850 mm. O meteorologista não descarta a possibilidade deste recorde ser batido.

— Ainda temos sete dias para terminar o mês. Se continuar chovendo assim pode chegar próximo [ao recorde] ou ultrapassar.

Publicidade

Previsão

De acordo com Inmet, há possibilidade de grandes volumes de chuva para, pelo menos, até este sábado (25), em Minas Gerais. A situação deve ser mais tranquila nas regiões Norte e Centro-Oeste. No restante do Estado a chuva deve ser frequente. 

Acompanhe a situação das chuvas em Minas Gerais:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.