BH registra o maior volume de chuva da história em 24h
Antigo recorde era de 14 de fevereiro de 1978, quando choveu na cidade 164 milímetros; de acordo com o Inmet, nova marca é de 171,8 mm
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
Dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indicam que Belo Horizonte registrou o maior volume de chuva em 24 horas, entre às 9h desta quinta-feira (23) e às 9h desta sexta-feira (24).
De acordo com o meteorologista Cléber Souza, no período analisado houve a precipitação de 171,8 milímetros de água. O recorde até então era de 164 mm, registrado em 14 de fevereiro de 1978.
Segundo o especialista, o grande volume de chuva na região foi provocado pela Zona de convergência do Atlântico Sul, que é uma faixa de nebulosidade que se estende do Sul da região Amazônica até a região Central do Atlântico Sul.
— Esse fenômeno faz com que a gente passe vários dias com chuva, como está acontecendo. Está chovendo desde quarta-feira.
Dados do Inmet apontam que até a manhã desta sexta-feira, já chuveu mais que o dobro esperado para todo o mês de janeiro. A média para o período é de 329,8 mm, mas já foram registrados 666,8% mm. Souza lembra que o janeiro mais chuvoso da história aconteceu em 1985, quanho o índice chegou a 850 mm. O meteorologista não descarta a possibilidade deste recorde ser batido.
— Ainda temos sete dias para terminar o mês. Se continuar chovendo assim pode chegar próximo [ao recorde] ou ultrapassar.
Previsão
De acordo com Inmet, há possibilidade de grandes volumes de chuva para, pelo menos, até este sábado (25), em Minas Gerais. A situação deve ser mais tranquila nas regiões Norte e Centro-Oeste. No restante do Estado a chuva deve ser frequente.
Acompanhe a situação das chuvas em Minas Gerais: