Minas Gerais BH tem índice de umidade do ar igual a do deserto de Atacama

BH tem índice de umidade do ar igual a do deserto de Atacama

As temperaturas chegaram a 34,5º C na capital mineira e a previsão é de que o tempo fique ainda mais quente até, pelo menos, a sexta-feira (20)

Tempo seco em BH registra umidade equivalente a do deserto Atacama

Tempo seco em BH registra umidade equivalente a do deserto Atacama

Pixabay

Belo Horizonte registrou nesta quarta-feira (18) o dia mais seco do ano, de acordo com a Defesa Civil. O índice de umidade relativa do ar na capital mineira chegou a 12% às 14h30, o que equivale a percentuais encontrados em áreas do deserto do Atacama, no Chile, o mais quente e árido do mundo. Para se ter uma ideia, a umidade do deserto do Saara, na África, chega a 15%. 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que índices saudáveis de umidade do ar estejam, pelo menos, na casa dos 60%. Abaixo dos 12%, o nível que chegou em Belo Horizonte nesta quarta-feira, já é considerado estado de emergência. 

Nesse caso, a OMS recomenda a interrupção de atividades ao ar livre entre 10h e 16h, suspensão de atividades com aglomeração de pessoas em lugares fechados, manutenção da umidade em ambientes internos, principalmente onde há crianças e idosos, além do uso de soro fisiológico nas narinas. 

Temperatura

Os termômetros em Belo Horizonte registraram 34.5º C. De acordo com o Inmet, as temperaturas podem subir ainda mais, até sexta-feira (20), chegando aos 37°C. A umidade relativa do ar deve ficar entre 15% e 18% nos próximos dias e, na próxima semana as temperaturas podem abaixar um pouco.

Em BH não chove há mais de 90 dias e chuvas com quantidades insignificantes e em locais isolados não são contabilizadas.

Últimas