Logo R7.com
Logo do PlayPlus

BH vai retomar as aulas presenciais no dia 26 de abril

Conforme adiantado pelo R7, prefeitura confirmou reabertura das escolas; mudança vale apenas para crianças com até 5 anos

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Escolas estão fechadas desde 18 de março de 2020
Escolas estão fechadas desde 18 de março de 2020

A Prefeitura de Belo Horizonte confirmou, na tarde desta segunda-feira (19), o retorno das aulas presenciais na cidade para o próximo dia 26 de abril. A data havia sido adiantada pelo R7 neste domingo (18).

De acordo com a prefeitura, o retorno será gradual. Por enquanto, apenas as crianças de 0 a 5 anos poderão ir às escolas. Vão poder funcionar na cidade todas as escolas que atendem esta faixa etária, incluindo a rede privada e estadual.

No entanto, o Governo de Minas só libera as aulas dos colégios estaduais nas cidades classificadas nas ondas verde e amarela do plano Minas Consciente, o que não é o caso de Belo Horizonte.

A secretária de Educação Ângela Dalben explica que os alunos não irão à escola todos os dias. Eles serão escalonados em pequenos grupo de seis a sete crianças. As salas não poderão receber mais do que 50% da capacidade máxima e deverá ser respeitada uma distância de, no mínimo, 1,5 metro entre as carteiras. O protocolo de segurança está disponível neste link.


— Caso seja identificada alguma criança infectada com a covid-19 toda a bolha [turma escolar] dela ficará suspensa.

"O avanço para a segunda fase de reabertura das instituições de ensino (estudantes de 6 a 8 anos) e para a terceira fase (as crianças e adolescentes de 9 a 14 anos), bem como das escolas que atendem ao Ensino Médio e às Universidades, dependerão dos impactos da primeira etapa de flexibilização e de todo o cenário pandêmico", detalhou a prefeitura em nota.


As aulas presenciais estão suspensas em Belo Horizonte desde o dia 18 de março de 2020. A cidade é a única capital da região Sudeste que ainda não havia voltado com atividades dentro das escolas.

No início deste ano, a prefeitura chegou a anunciar um possível retorno para o dia 1º de março, mas recuou alegando aumento no número de internações e de mortes causadas pela covid-19.


Reabertura

A confirmação da reabertura das escolas foi feita durante a coletiva que anunciou a flexibilização das restrições sociais vigentes desde o dia 6 de março. Academias, lojas, shoppings, bares, restaurantes e parques públicos foram autorizados a reabrir, seguindo as normas de proteção.

Na última semana, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) se reuniu por três dias consecutivos com os médicos do comitê de enfrentamento à covid-19 para discutir sobre o processo de reabertura da capital mineira.

Durante os encontros, a equipe analisou os três indicadores que normalmente direcionam as ações da cidade (ocupação de enfermarias, de UTIs e o ritmo de transmissão do vírus) e o volume de medicamentos disponíveis nos hospitais da cidade.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.