Logo R7.com
RecordPlus

BHTrans mostra funcionamento de câmeras do Move e balanço dos primeiros dias de testes nas ruas

Em testes, motorista conhecem novos trajetos e ainda precisam aprimorar distância de parada

Minas Gerais|Do R7

  • Google News
Estações e coletivos serão monitorados por câmeras 24 horas por dia
Estações e coletivos serão monitorados por câmeras 24 horas por dia

A BHTrans divulgou nesta quinta-feira (20) um balanço dos primeiros cinco dias de testes do BRT Move na avenida Cristiano Machado e mostrou como funcionará o sistema de câmeras 24 horas por dia.

Leia mais notícias no R7 Minas


Instalação de passarelas do Move interdita avenida Cristiano Machado

Desde o dia 15 de fevereiro, os motoristas praticam os procedimentos necessários para operação do sistema e conhecem os trajetos das novas linhas dos corredores exclusivos que entram em operação em março.


foram realizadas 240 viagens, que simularam o percurso da linha direta e da linha paradora, saindo da Estação Cidade Nova, contornando a Estação São Gabriel e chegando à Estação Tamoios, na Área Central. Aproximadamente 200 motoristas passaram por treinamentos.

O treinamento compreendeu 1.300 manobras de aproximação de veículos nas plataformas, um dos pontos mais sensíveis do BRT Move, já que não há rampa para ligar a estação ao ônibus, dependendo exclusivamente da habilidade do motorista em parar o veículo perto do pono.


A distância média, segundo a BHTrans, passou de 17 cm para 15 cm durante a semana, o que ainda não atinge o ponto ideal - determinado em 13 cm. Apesar disso, a BHTrans considera que os resultados estão dentro das expectativas para a primeira semana de testes.

Câmeras


Também foi apresentado nesta quinta-feira (20) o funcionamento da central que vai monitrar as câmeras instaladas nos ônibus do BRT Move. A central foi instalada no bairro Floresta e terá 90 funcionários para acompanhar as quatro câmeras internas de cada coletivo, as informações repassadas pelos motoristas a partir do painel dos ônibus e as câmeras externas das estações.

Além do controle de velocidade e trajeto, segundo a BHTrans, o sistema deve inibir assaltos e tumultos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.