Bombeiros de Minas embarcam para combater incêndios na Amazônia
Os 20 oficiais irão ajudar no combate a incêndios florestais na região e levarão equipamentos como drones e tecnologias de geoprocessamento
Minas Gerais|Clara Mariz, do R7*
Os militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, embarcam nesta quinta-feira (5), em uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) com destino a Novo Progresso, no sudoeste do Pará, região Norte do país.
Os 20 oficiais irão ajudar no combate a incêndios florestais na região da Amazônia Legal.
A equipe ficará no local até o dia 20 de setembro. Eles levarão equipamentos de combate a incêndio florestal, como sopradores, abafadores, drones de monitoramento, tecnologias de geoprocessamento e aparelhos de GPS.
O envio da tropa não afetará nas demandas no Estado. De acordo com o CBMG, a corporação possui um planejamento que permite a atuação dos militares em missões não previstas.
No dia 28 de agosto, o governador, Romeu Zema (Novo), enviou uma carta ao ministério da Justiça e Segurança Pública para informar a decisão e disse que “o Governo do Estado e o povo mineiro estão profundamente sensibilizados com as queimadas”.
Queimadas
Em agosto deste ano foram registrados 30.901 focos de incêndio, quase mil por dia. Entre 1998 e 2018, a floresta teve uma média de 25.853 queimadas.
Segundo uma análise feita pela Nasa (Agência Espacial Americana) e pelo Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) os incêndios estão correlacionados com a alta de desmatamento no ano.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Lucas Pavanelli