BR-356 é parcialmente liberada após risco de rompimento de barragem
Tráfego no local será monitorado pela Polícia Rodoviária por tempo indeterminado; trecho liga Belo Horizonte a Ouro Preto
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
A Defesa Civil de Minas Gerais anunciou, nesta sexta-feira (22), que está liberado parcialmente o trecho da BR-356, que havia sido interditado devido ao risco de rompimento de uma barragem da Vale, que fica em Nova Lima, na Grande BH.
De acordo com tenente-coronel Flávio Godinho, porta-voz da corporação, foram realizados testes para garantir a segurança dos motoristas que precisam utilizar o trecho que fica entre os KMs 35 e 50.
Até que o risco de ruptura da represa da mina Vargem Grande seja descartado, uma equipe da PRE (Polícia Rodoviária Estadual) vai acompanhar o trânsito no local.
Leia também
As pistas serão liberadas alternadamente. Segundo a PRE, cada faixa ficará aberta durante 7 a 12 minutos. Godinho alerta que o esquema vai exigir paciência dos motoristas.
— O motorista deve ter paciência, saber que haverá desconfortável e que haverá um pequeno engarrafamento. Mas são ações para mitigar o transtorno que a Vale tem causado às pessoas daqui.
Risco de rompimento de barragem afasta visitantes de cidade turística
Ainda de acordo com o representante da Defesa Civil, a Vale se comprometeu a fazer obras na estrada ITA-140, que é de terra, para que ela também possa ser usada como rota alternativa na região. O caminho aumenta a viagem em carca de 15 quilômetros.
Veja as opções de desvio:
Veículos pequenos
1ª) Passar por Rio Acima, pegando a MG-030. Caminho tem trecho de terra de cerca de 25 km. Viagem aumenta 40 km.
2ª) A partir de Itabirito, retornar por Ouro Preto e pegar cidade de Ouro Branco pela MG-129, saindo na BR-040. Estrada sinuosa que aumenta a viagem em 80 km.
Veículos pesados
3ª) Passar MG-129, em Barão de Cocais. Aumenta a viagem em cerca de 130 km.