Brumadinho: Engenheiro preso foi premiado por estudo em barragem
Makoto Namba foi homenageado em BH, em evento da Associação Brasileira de Mecânica de Solos e Engenharia Geotécnica, em outubro de 2018
Minas Gerais|Flavia Martins, do R7
O engenheiro Makoto Namba, que assinou o relatório atestando o baixo risco da barragem de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi premiado no ano passado por um projeto de gestão de riscos em outra barragem mineira. Namba foi preso na manhã, desta terça-feira (29), em São Paulo, a pedido da Justiça de Minas Gerais.
A cerimônima de premiação da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica de Solos e Engenharia Geotécnica) aconteceu em Salvador, na Bahia e no dia 10 de outubro, Namba e outros cinco colegas, com quem dividia o prêmio, foi homenageado, em um hotel, no bairro de Lourdes, na região centro-sul. O engenheiro preso não participou do evento, mas foi representado por outros três colegas.
Leia também
Defesa Civil de MG acompanha situação de animais vítimas de tragédia
Vítimas de Brumadinho são enterradas na Grande BH
Brumadinho: Especialistas se preocupam com leptospirose
Drone não autorizado cai em área de buscas em Brumadinho
Defensoria permanece em Brumadinho para dar apoio jurídico a atingidos
Segundo a AMBS, o trabalho homenageado se refere a um estudo de caso da barragem de Itabiruçu, em Itabira, na região central de Minas, e a escolha "consolida um novo modelo de gestão de riscos geotécnicos."