Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Câmara de BH abre processo e pode cassar vereador da 'rachadinha'

Por unanimidade, parlamentares autorizaram instalação de comissão processante que pode resultar na expulsão de Cláudio Duarte (PSL)

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Comissão tem 90 dias para entregar relatório sobre o caso
Comissão tem 90 dias para entregar relatório sobre o caso

Com 39 votos a favor e nenhum contrário, a Câmara de Belo Horizonte autorizou a instalação de uma comissão processante que pode resultar na cassação do vereador Cláudio Duarte (PSL). Ele está afastado do cargo desde o começo de abril, quando foi preso temporariamente durante operação da Polícia Civil. 

A partir de agora, os vereadores Mateus Simões (Novo), Reinaldo Gomes (MDB) e Coronel Piccinini (PSB) têm 90 dias para apresentar um relatório. Conforme o Regimento Interno da Casa, em seguida, Duarte tem 10 dias para apresentar sua defesa . 

O parlamentar só é afastado definitivamente do cargo caso o pedido de cassação seja aprovado por 28 dos 41 parlamentares da Casa. 

Leia também

Denúncia 


Conforme a corporação, Duarte comandava um esquema de "rachadinha" em seu gabinete, em que obrigaria seus funcionários a sacar e repassar parte do salário a ele. Segundo a PC, ele confirmou o crime em depoimento. 

Segundo as investigações, em um dos casos, um assessor lotado em seu gabinete com salário de R$ 11 mil confessou que repassava 90% do valor ao parlamentar e ficava apenas com R$ 1 mil. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.