Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cerveja contaminada é suspeita de causar intoxicação em BH

Laudo aponta presença de dietilenoglicol na cerveja Belorizontina, da Backer; consumidores devem devolver garrafas dos lotes L1 1348 e L2 1348

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Polícia fez buscas na cervejaria Backer nesta quinta
Polícia fez buscas na cervejaria Backer nesta quinta Polícia fez buscas na cervejaria Backer nesta quinta

Uma análise feita pela perícia da Polícia Civil encontrou uma substância chamada dietilenoglicol em dois lotes da cerveja Belorizontina, da cervejaria Backer. A análise foi feita em meio às investigações sobre uma doença misteriosa que matou uma pessoa em Belo Horizonte. Sete permanecem internados. 

De acordo com o laudo, "as amostras de cerveja encaminhadas pela vigilância sanitária do Município de Belo Horizonte (cerveja pilsen marca Belorizontina) lotes L1 1348 e L2 1348) foi identificada a presença de substância dietilenoglicol em exames preliminares". 

Em coletiva de imprensa na noite desta quinta-feira (9), as autoridades pediram para que os consumidores que tiverem garrafas que correspondem a esses lotes evitem o consumo e, se possível, entreguem às autoridades para a continuidade das investigações. 

As amostras analisadas pela perícia foram feitas em quatro garrafas que estavam na casa dos pacientes que apresentaram sintomas de um síndrome renal neurológica. 

Publicidade

De acordo com o superintendente de Polícia Técnico-Científica da Polícia Civil, Thales Bittencourt o inquérito foi aberto hoje e ainda não é possível afirmar que a substância causou a intoxicação ou que a empresa tem responsabilidade no fato. O inquérito fica pronto em 30 dias.

— No momento só é possível afirmar que foi encontrada essa substância em amostras recolhidas na casa de pacientes 

Publicidade

A cervejaria Backer ainda não se manifestou sobre o laudo divulgado pela Polícia Civil. A reportagem tentou contato com a defesa da empresa, mas não obteve resposta. 

Substância

Publicidade

O dietilenoglicol é uma substância química anticongelante utilizada no processo de resfriamento nas serpentinas durante a fabricação da cerveja. 

As oito pessoas identificadas com a síndrome, até o momento, apresentaram sintomas gastrointestinais, como náusea, vômito e dor abdominal associadas a uma insuficiência renal grave e de rápida evolução. Os pacientes também apresentaram outros sintomas, como paralisia facial, borramento visual, perda de visão, taquicardia e paralisia descendente. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.