Minas Gerais Chegada do período chuvoso deixa a Defesa Civil de BH em alerta

Chegada do período chuvoso deixa a Defesa Civil de BH em alerta

Órgão municipal já começou a emitir alertas para moradores de áreas de risco em Belo Horizonte, que deve receber temporais neste fim de semana

  • Minas Gerais | Helen Oliveira, da Record TV Minas

A previsão de chuvas fortes neste fim de semana em Belo Horizonte preocupa moradores de áreas de risco e também nas autoridades. Como o período chuvoso chegou com um mês de antecedência, a Defesa Civil já deu início aos trabalhos de prevenção e conscientização.

Segundo o órgão, a capital mineira tem, atualmente, 98 pontos de alagamento. Ao contrário do senso comum, mas em consonância com o que tem acontecido nos últimos anos, as chuvas têm causado mais tragédias nas avenidas de BH do que nas encostas. É o que afirma o subsecretário municipal de Proteção e Defesa Civil, coronel Waldir Vieira.

Chuvas têm causado estragos nas avenidas de BH

Chuvas têm causado estragos nas avenidas de BH

Reprodução / Pixabay

— Nós temos córregos que passam por baixo das grandes avenidas da capital. Com a chegada das chuvas intensas, naturalmente, essas vias são alagadas.

Com a previsão de que este período chuvoso vá até março, a Defesa Civil de Belo Horizonte iniciou o trabalho preventivo de alerta e conscientização dos moradores das áreas de risco de desabamento e inundação.

O coronel Waldir Vieira destaca a importância de se emitir esses avisos, que chegam até a população através dos meios digitais.

Veja: Belo Horizonte amanhece com áreas nobres destruídas pela chuva

— O trabalho mais importante do órgão são o acompanhamento meteorológico e o envio dos alertas de risco, para que esses moradores saibam dos riscos que podem correr e saibam como evitar maiores impactos

Chuvas em Minas

De acordo com o alerta da Defesa Civil de BH, a capital pode receber, entre sexta (23) e segunda (26), chuvas de até 90 mm, volume considerado significativo, que pode causar estragos.

Já segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as precipitações também devem atingir outras regiões de Minas Gerais, como a Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Vale do Mucuri.

Últimas