Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cidade menos populosa do Brasil vai receber 7 doses da CoronaVac

Prefeitura de Serra da Saudade, a 230 km de BH, deve imunizar três dos 30 profissionais da saúde; município tem 815 habitantes

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7 e Ezequiel Fagundes, da Record TV Minas

Serra da Saudade só tem um posto de saúde
Serra da Saudade só tem um posto de saúde Serra da Saudade só tem um posto de saúde

Serra da Saudade, a cidade menos populosa do Brasil, que fica a 230 km de Belo Horizonte, vai receber sete doses da vacina contra a covid-19, nesta quarta-feira (20).

A quantidade será suficiente para imunizar, inicialmente, três dos 30 profissionais de saúde da cidade que tem 815 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A situação pegou de surpresa o secretário de Saúde, Amarildo Fernandes, que esperava receber aproximadamente 20 doses. Agora, ele teve que criar critérios para definir quem serão imunizandos.

Segundo o secretário, provavelmente, os escolhidos serão os trabalhadores que atuam na linha de frente do único posto de saúde da cidade, sendo uma médica, um enfermeiro e um técnico de enfermagem.

Publicidade

— A gente fica até um pouco decepcionado. Chega até a ser um pouco de injustiça, mas temos que pensar bem em quem vai receber a vacina primeiro.

As sete doses vão chegar em carro escoltado na cidade por volta das 15 horas desta quarta-feira. O secretário espera imunizar os trabalhadores escolhidos até o final da tarde.

Publicidade

Como a prefeitura vai separar duas doses para cada um dos três trabalhadores, uma dose vai ficar guardada para ser aplicada quando a cidade receber outros lotes de vacina. Segundo o governador Romeu Zema, há a expectativa que uma nova remessa seja enviada ao Estado na próxima semana. Ao todo, o Ministério da Saúde enviou aos 27 Estados e ao Distrito Federal 5,9 milhões de doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan. Minas Gerais recebeu 577 mil do total.

Serra da Saudade teve até o momento 12 moradores infectados pelo coronavírus e nenhuma morte foi registrada na cidade.

Publicidade

Doses escassas

O Governo de Minas não detalhou como ocorreu a divisão do imunizante entre os municípios. Em linhas gerais, representantes da Secretaria de Saúde afirmam que a decisão foi baseada no tamanho da população e o número de pessoas dos grupos prioritários, que têm sido os profissionais da saúde.

Em Serra da Saudade, a quantidade de doses recebidas representa 0,008 ampola por habitante. Cedro do Abaeté, a 230 km de Belo Horizonte e a última cidade do país a registrar o primeiro caso de covid-19, tem 1.210 habitantes e também recebeu sete doses, o que representa 0,005 por morador.

Moeda, a 61 km de Belo Horizonte, vai receber 11 doses. Como o município tem uma população estimada de 4.934 habitantes, seriam 0,002 por habitante.

Abaeté, a 220 km da capital mineira, vai ficar com 73 unidades, o que representa 0,003 por habitante, já que a cidade tem uma população estimada de 22.690 moradores.

Durante uma reunião com prefeitos nesta terça-feira (19), quando Estado enviou os lotes para todas as regiões, o governador Romeu Zema (Novo) calculou que o Estado pode demorar aproximadamente um ano para imunizar toda a população.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.