Minas Gerais Cidades de MG entram em alerta de umidade similar a desertos

Cidades de MG entram em alerta de umidade similar a desertos

Órgão federal de meteorologia chama atenção para risco de problemas de saúde e incêndios em 18 municípios do Estado

Umidade do ar deve ficar em estado de emergência

Umidade do ar deve ficar em estado de emergência

Divulgação/ PBH

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta que ao menos 18 cidades mineiras podem ter a umidade do ar próxima à registrada em desertos, nesta sexta-feira (10). (Veja a lista abaixo).

Segundo o órgão federal, o índice pode ficar abaixo dos 12% nestes municípios localizados na região Noroeste, o que é classificado pela instituição como "grande perigo".

O comunicado alerta para riscos "grande risco de incêndios florestais e à saúde (doenças pulmonares, dores de cabeça e etc)".

Claudemir de Azevedo, meteorologista do Inmet, adianta que a umidade deve permanecer baixa no fim de semana, mas deixando a faixa "desértica", subindo para 20%, que é estado de alerta.

Veja também: Névoa causada por poluição e baixa umidade encobre céu de BH

O especialista ainda explica que o fenômeno é causado devido à atuação de uma massa de ar seco no Estado, que dificulta a formação de nuvens de chuva e diminui a umidade nestes locais.

Confira a lista dos municípios que devem ter umidade próxima a de deserto em MG:

- Arinos;

- Bonito de Minas;

- Buritis;

- Chapada Gaúcha;

- Cônego Marinho;

- Formoso;

- Itacarambi;

- Jaíba;

- Januária;

- Juvenília;

- Manga;

- Matias Cardoso;

- Miravânia;

- Montalvânia;

- Pedras de Maria da Cruz;

- São Francisco;

- São João das Missões;

- Urucuia.

Belo Horizonte

A capital também deve ter tempo seco nesta sexta (10) e no próximo fim de semana. A umidade relativa do ar deve ficar em torno de 20% e pode aumentar para 25% no sábado (11) e domingo (12).

O instituto alertou para uma possibilidade de chuva em BH até o final de semana. Caso chova, a umidade do ar pode apresentar uma melhora na capital.

Nesta sexta, os termômetros devem chegar a 35º C, próximo ao último recorde de calor registrado na cidade. No final de semana, as temperaturas variam de 20º C a 34º C no sábado e 20º C a 32º C no domingo.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas