Minas Gerais Névoa causada por poluição e baixa umidade encobre céu de BH

Névoa causada por poluição e baixa umidade encobre céu de BH

Especialista alerta para necessidade de chuva para melhorar a qualidade do ar; calor deve continuar na cidade nos próximos dias

  • Minas Gerais | Giovana Maldini*, do R7

Moradores registraram névoa seca em BH

Moradores registraram névoa seca em BH

Reprodução / Pablo Nascimento

Belo Horizonte amanheceu com o céu encoberto por uma névoa seca nesta quinta-feira (9).

Segundo o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o fenômeno é provocado pela baixa umidade do ar e a poluição causada pelos automóveis, queimadas e emissão dos gases das indústrias.

— Essa situação só melhora quando houver chuva mais consistente. É comum neste mês de setembro, quando ocorre a transição do tempo seco para o chuvoso. 

Veja também: Belo Horizonte deve ter novo recorde de calor até sexta-feira (10)

De acordo com o Inmet, há apenas previsão de chuva isolada na capital para os próximos dias, o que não deve ajudar a melhorar o tempo seco na capital. A umidade relativa do ar deve ficar em torno de 25%, o que é considerado estado de atenção.

Calor em BH

As temperaturas na cidade devem continuar elevadas nesta quinta e na próxima sexta-feira (10), com termômetros entre 34º C e 35º C, próximo ao último recorde de calor registrado em BH, 35º C.

Nesta semana, a capital mineira atingiu as duas maiores temperaturas do ano em dias consecutivos, neste domingo (5) e segunda-feira (6).

*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas