Comitê criado para rever contratos de ônibus de BH se reúne
Comissão foi criada para discutir as tarifas de ônibus da capital mineira e avaliar alterações nos contratos com as concessionárias
Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7
Vereadores, representantes da sociedade civil, da Prefeitura de Belo Horizonte e de empresas de ônibus se reúnem, nesta terça-feira (10), para a primeira reunião do Comitê de Repactuação do Contrato dos Ônibus e Reformulação de Tarifas do Transporte Coletivo de Belo Horizonte.
O encontro acontece na sede da BHTrans, empresa que gerencia o transporte público na capital mineira, às 16 horas.
O objetivo do Comitê é rediscutir os contratos das concessionárias com a prefeitura de Belo Horizonte. O acordo foi assinado em 2008 e tem previsão de duração de 20 anos, ou seja, vence em 2028.No entanto, denúncias de irregularidades e até uma investigação de formação de cartel pelas empresas, por parte do Ministério Público de Minas Gerais, levaram à criação do colegiado.
CPI
A Câmara de Belo Horizonte investiga supostas irregularidades envolvendo a BHTrans e as empresas de transporte público. Uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) foi criada apurar as denúncias e chegou a quebrar sigilos de funcionários da empresa, como o diretor de Planejamento e Informação, Daniel Marx Couto.
Veja quem faz parte do comitê:
1) Josué Costa Valadão – Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura e coordenador do Comitê
2) Alberto Lage – Chefe de Gabinete do prefeito Alexandre Kalil
3) Diogo Oscar Borges Prosdocimi – Diretor-Presidente da BHTrans
4) Caio Perona – Representante da Procuradoria Geral do Município
5) Gabriel Azevedo, Bella Gonçalves e Reinaldo Gomes Preto Sacolão – Representantes da Câmara Municipal de Belo Horizonte
6) Rul Lycurgo Leite – Representante do Setra (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte)
7) André Veloso – Representante da Sociedade Civil