Denúncias anônimas levam quase 21 mil para cadeia em 2015, em Minas
Além das prisões, três toneladas de drogas foram apreendidas por meio do Disque Denúncia
Minas Gerais|Do R7
Um importante canal de comunicação entre a população e as forças de segurança do estado de Minas Gerais, o 181 Disque Denúncia auxiliou na prisão e apreensão de 20.970 criminosos ao longo do ano de 2015. No total, foram 79.569 denúncias anônimas registradas pelo serviço em todo o ano passado.
De acordo com um levantamento da Seds (Secretaria de Estado de Defesa Social), as principais denúncias registradas são relacionadas ao tráfico de drogas (50.112), seguidas por crimes ambientais (5.652), atividades de bombeiros (4982), Estatuto do Desarmamento (3.242) e jogos de azar (2.623).
Ainda conforme os dados, somente no ano passado, as denúncias resultaram na apreensão de três toneladas de drogas em Minas. Desde a criação do serviço, em dezembro de 2007, o total chega a 28 toneladas de entorpecentes recolhidos pelas polícias Civil e Militar.
Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7
Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play
Segundo o coordenador do 181, Aaron Duarte, além da preservação da identidade do denunciante, é fundamental atendê-lo rapidamente, para assegurar o sucesso do serviço. Duarte diz que 96% das ligações para o Disque Denúncia são atendidas em até dez segundos, ou seja, até o terceiro toque do telefone.
Além das prisões e apreensões, as informações repassadas por meio do canal também auxiliam a Polícia Civil na investigação de crimes. Um exemplo foi o caso do latrocínio registrado em outubro do ano passado em ônibus da linha 1502 (Vista Alegre/Guarani), em Belo Horizonte.
Na época, as câmeras de segurança do coletivo registraram o crime e uma pessoa reconheceu o atirador nas imagens divulgadas pela imprensa e ligou para o 181. Poucos dias depois, em 6 de outubro, Lucas Gomes de Oliveira, de 20 anos, conhecido como “Luquinha”, foi preso.
Como funciona
O 181 Disque Denúncia funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano e recebe denúncias sobre crimes que demandem investigação. As informações repassadas pelos cidadãos são registradas em um sistema e encaminhadas a uma mesa composta por analistas da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros que incorporam à denúncia outras informações que possam auxiliar na investigação e enviam para a ação da unidade de ponta responsável pela região denunciada.
Após as investigações, as informações sobre resultados e providências adotadas retornam à mesa de análise, para que o resultado fique disponível para o denunciante. Desta forma, em até 90 dias, o cidadão que retorna a ligação com a senha em mãos pode receber, sem se identificar, as informações sobre o processo iniciado por meio da sua denúncia.