Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em três meses, mortes por covid entre jovens cresce 90% em Minas

Desde agosto, o número de mortes entre jovens de Minas quase dobrou; médico diz que grupo é capaz de infectar pessoas sem apresentar sintomas

Minas Gerais|Regiane Moreira, da Record TV Minas

O número de mortes causadas pela covid-19 entre jovens de Minas Gerais quase dobrou entre os meses de agosto e novembro, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde.

Em agosto, o Estado contabilizava 37 óbitos de pessoas com idade entre 20 e 29 anos causados em decorrência da contaminação pelo coronavírus. Em três meses, esse número subiu 91%, passando para 71. Entre os cidadãos com idade entre 30 e 39 anos, o número de mortes pela covid-19 passou de 120 para 228, um aumento de 90%.

Veja: Kalil diz vai interditar comércios e prender quem aglomerar em BH

Uma das explicações para o aumento destes dados é a realização de várias festas em cidades mineiras. Nesses locais, as medidas de combate à covid-19 não são seguidas à risca pelos frequentadores, mesmo sendo recomendadas por especialistas e, em algumas vezes, até mesmo pelos organizadores dos eventos.

Publicidade

O infectologista Leandro Curi acredita que os brasileiros estão “perdendo o medo” do novo coronavírus, e essa atitude seria ainda mais comum entre os jovens, que, segundo Curi, reagiram de forma errada às flexibilizações.

— Um passeio rápido na rua já serve para a gente ver a quantidade de pessoas sem máscara, próximas uma da outra, como se a pandemia já estivesse acabado. E os jovens também estão envolvidos, é claro. Eu recebi, recentemente, um paciente que estava em um baile funk e, dias depois, apresentou sintomas da covid-19.

Publicidade
Festas com aglomerações são lugares de risco
Festas com aglomerações são lugares de risco Festas com aglomerações são lugares de risco

Apesar do aumento no número de mortes entre as pessoas mais novas, a doença costuma apresentar sintomas mais leves nestas faixas etárias. Mas, para o infectologista, esse é o principal perigo, já que a pessoa pode estar infectando outras pessoas sem saber.

— Isso está acontecendo, a gente está vendo isso na prática. É só olhar para a taxa de transmissão, que está aumentando. Muito disto é culpa do nosso descuido. As pessoas vão em uma festa, em uma boate, em um bar, contamina a todos em volta e nem sabe disso.

Publicidade

Veja: Prefeito diz que BH tem dinheiro para garantir vacina contra covid-19

Em nota, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou que esse tipo de comparação deve ser feito em conjunto com o número de óbitos pela covid-19 em geral, e não de forma isolada. A secretaria também alegou que, até o momento, a proporção de mortes nas faixas etárias mais jovens permanece estável.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.