Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Empresa de ônibus que reduzir viagens pode ter contrato rescindido, afirma MP

Sindicato quer cortar 2.000 viagens por dia em BH se aumento não for aprovado

Minas Gerais|Do R7

Empresas alegam que Move encarece o sistema em 50%
Empresas alegam que Move encarece o sistema em 50%

O Ministério Público de Minas Gerais pode pedir a rescisão dos contratos de empresas de ônibus de Belo Horizonte que reduzirem viagens enquanto o aumento da tarifa é discutido na Justiça. O sindicato que representa as empresas, o Setra-BH, afirmou nesta quinta-feira (10) que 2.000 viagens podem ser canceladas diariamente caso o reajuste das tarifas a R$ 2,85 não entre em vigor.

Leia mais notícias no R7 Minas

O promotor José Antônio Baeta afirmou nesta tarde, em nota, que a redução do serviço representaria "quebra grave de contrato" sujeita a rescisão da concessão de transporte. Baeta acredita ser "boato" a proposta de redução, já que a atitude "sob alegação de déficit nas finanças das empresas, objetiva unicamente penalizar os ususários".

De acordo com o promotor, o eventual prejuízo financeiro pode ser resolvido com dispositivos previstos em contrato, "enquanto os prejuízos da má prestação de serviço são irreparáveis".


O MP analisa a movimentação financeira das empresas de ônibus para avaliar se o aumento anunciado pela Prefeitura de BH representa o déficit das empresas com os investimentos no Move. A suspeita dos promotores é que o estudo da Ernst & Young, conduzido com base em pesquisa de mercado e amostragem, tenha proposto um reajuste acima da taxa de retorno prevista em cotnrato.Sem o BRT, aponta a consultoria, a passagem poderia cair 27,5% na capital mineira.

As empresas de ônibus realizam cerca de 28 mil viagens diárias em Belo Horizonte.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.