Empresa mineira lança plataforma para realizar transmissões ao vivo
Central dos Eventos Live permite que artistas e palestrantes façam lives gratuitas ou pagas; serviço também conta com calendário de shows
Minas Gerais|Do R7

Rodrigo Ribeiro é cantor e normalmente se apresenta nos bares e restaurantes de Sete Lagoas, a 73 km de Belo Horizonte, aos fins de semana. Com o fechamento dos estabelecimentos por causa do novo coronavírus, ele teve a agenda de shows cancelada.
Artistas maiores, já consolidados, estão encontrando nas lives uma forma de manter contato com o público, distrair a audiência e conseguir lucros durante o período de isolamento social. Inclusive, batendo recordes. Na transmissão feita no dia 8 de abril, a cantora Marília Mendonça bateu o recorde de audiência no YouTube, com 3,3 milhões de acessos simultâneos. Na sua segunda live, feita no dia 11 de abril, o sertanejo Gusttavo Lima reuniu 2,7 milhões de contas conectadas ao mesmo tempo durante a apresentação ao vivo. A dupla Sandy e Júnior chegou perto e teve 2,5 milhões de acessos na apresentação do dia 21 de abril.
Buscando apoiar grandes e pequenos artistas, palestrantes, professores e outros profissionais que tiveram a renda afetada, a Central dos Eventos criou uma plataforma para transmitir apresentações. De acordo com o diretor da empresa mineira, Júlio Ramos, o serviço pioneiro pretende abraçar o maior número de profissionais possível.
— Nós fomos o primeiro setor a parar e seremos os últimos a voltar. Assim como o artista pode transmitir um show, com a plataforma o professor que quiser dar um curso online vai poder dar as aulas para todos. O que a gente mais quer é trazer o mercado inteiro.
Leia mais: Sete músicas que não podem faltar na live de Fábio Jr.
Diferente do YouTube, a Central dos Eventos Live não conta com regras como proibição de consumo de bebidas alcoólicas e vai permitir que os artistas ou palestrantes cobrem pelo acesso ao conteúdo. A opção é uma maneira de monetização que ajuda aqueles que não podem trabalhar neste período de quarentena, assim como o Rodrigo. O cantor de Sete Lagoas (MG) vê o serviço como uma alternativa para não ficar parado.
— Eu acredito muito no poder da tecnologia. De certa forma, a pandemia abriu um novo conceito de apresentação musical. Acho incrível a ideia da monetização já que o artista está disponibilizando o trabalho dele.

Ainda sem uma programação confirmada, a plataforma é um projeto de médio a longo prazo, segundo Ramos. A ideia é que ela se torne uma referência no assunto e o público possa encontrar toda a programação de lives.
— Neste primeiro momento vamos fazer um cadastro de todas as lives do país. As pessoas vão poder ver o calendário completo de lives gratuitas e pagas.
Mariana Velloso é biomédica e ministra cursos presenciais de harmonização facial. Sem poder dar as aulas, ficou sabendo da plataforma por uma rede social da empresa e se interessou.
— É uma forma de inovar neste período difícil. A própria plataforma faz a cobrança e a aula pode ser ao vivo ou gravada. Vai ser ótimo pra mim neste momento de quarentena.
Ramos explica que a monetização será feita a partir das transmissões cobradas.
— A ideia é a gente ficar com uma porcentagem pequena e o parceiro com o restante.
Para ter o acesso liberado nas transmissões fechadas, o público poderá pagar pelos ingressos virtuais com cartão de crédito após fazer o login.
Veja também: Live de Thaeme e Thiago tem música boa e animação
A plataforma ainda permite que doações sejam feitas por meio de QR Code, disponibiliza detalhamento de acessos, conta com chat online e segurança que impede replicação em páginas fakes.
Ramos destaca a importância do lançamento do serviço em tempos de covid-19.
— A gente teve que se reiventar. A Central dos Eventos tem 20 anos de mercado. Não estava no nosso planejamento trabalhar com lives e nos reinventamos rapidamente.
Atualmente a plataforma está disponível para WEB, podendo ser transmitido pelo celular e compartilhado para TV. Em breve o aplicativo será disponibilizado.















