Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Escolas particulares criam protocolo para volta às aulas em Minas

Proposta prevê medidas como aferição de temperatura, mudanças de horários de entrada e recreios e refeições dentro das salas de aula

Minas Gerais|Célio Ribeiro*, do R7

Aulas em Minas Gerais estão paradas desde março
Aulas em Minas Gerais estão paradas desde março

O SinepMG (Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais) apresentou, nesta terça-feira (14) ao Governo de Minas, um protocolo para a volta às aulas no Estado.

Apesar da divulgação de orientações sanitárias, jurídicas e pedagógicas para os diretores, o sindicato afirma “não querer pressionar o retorno das aulas presenciais”.

O documento, produzido em parceria com a Ameci (Associação Mineira de Epidemiologia e Controle de Infecções), apresenta recomendações para as atividades coletivas.

Segundo o texto, cada aluno deverá manter uma distância mínima de um metro do colega do lado. O protocolo também sugere horários diferentes para entrada, recreio e atividades e que o intervalo e as refeições sejam feitos dentro de sala.


Veja: Escolas de Minas Gerais vão poder terminar atual ano letivo em 2021

O texto pede que os professores façam a medição de temperatura diariamente antes de ir para o trabalho e ao entrar na escola. Caso a temperatura fique acima de 37,8º C ou o profissional apresente algum sintoma de covid-19, é indicado que ele fique em casa, evite contato com alunos e faça uma consulta médica.


Caso alguém apresente sintomas da doença dentro do ambiente escolar, a recomendação é de que a pessoa seja encaminhada para um espaço reservado até a chegada de um responsável ou de uma equipe médica.

O protocolo também prevê afastamento entre 2 e 5 dias de toda a sala de aula, caso algum aluno ou professor seja diagnosticado com covid-19. 


Segundo a presidente do SinepMG, Zuleica Reis Ávila, a adesão ao protocolo é opcional e deverá ser feito em conjunto com as determinações das autoridades.

— Aguardamos o protocolo oficial do Estado de Minas Gerais e também dos municípios. Juntos, buscaremos as melhores condições para garantir uma retomada segura

*Estagiário do R7, sob supervisão de Lucas Pavanelli

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.