Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Escolas particulares reabrem hoje em BH após mais de 1 ano fechadas

Na rede municipal, os professores também voltam a trabalhar nesta segunda, mas as aulas serão retomadas no dia 3 de maio

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Apenas alunos de até 5 anos retornam às escolas
Apenas alunos de até 5 anos retornam às escolas

As escolas particulares de Belo Horizonte retomam as aulas presenciais, nesta segunda-feira (26), pela primeira vez após um ano e um mês de pandemia da covid-19.

Por enquanto, o retorno é permitido apenas para alunos com idades entre 0 e 5 anos. Eles farão um rodízio nas salas de aulas, mas não serão obrigados a frequentar presencialmente,

A volta dos estudantes da rede pública municipal está marcada para o dia 3 de maio, mas os professores já voltam ao trabalho presencial nesta segunda-feira para organizar as atividades. No entanto, o sindicato que representa a categoria anunciou na última semana que os educadores farão grave e manterão apenas as atividades remotas. Ainda não se sabe quantos servidores vão aderir ao movimento.

Leia também: Vejas as regras que devem ser seguidas nas escolas de Belo Horizonte


Seja na rede pública ou privada, as escolas deverão seguir uma série de medidas de segurança. A rotina dos alunos será diferente. Eles não poderão ter contato uns com os outros, farão os lanches dentro da sala de aula e terão horários de entrada, saída e de intervalo escalonados.

Uma portaria publicada pela prefeitura neste sábado (24) indica que cada sala poderá abrigar até 12 estudantes, desde que respeitem a distância de 2 metros entre as mesas. Por enquanto, não há previsão de retorno para as escolas da rede pública, que atendem os alunos maiores.


Segundo a secretária de Educação de Belo Horizonte, Angela Dalben, a expectativa é que mais faixa etárias sejam convocadas à medida em que os dados da pandemia permitirem. A prefeitura calcula que a cidade tenha, na rede pública e privada, 107 mil estudantes com até 5 anos.

“Depois desta etapa, devem ser chamados ao presencial, aproximadamente 45 mil alunos de 6 a 8 anos, que estão em fase de alfabetização e que, por isso, têm muito mais dificuldades de adaptação ao ensino remoto. O planejamento é que os alunos do ensino fundamental estejam no ensino híbrido, com rodízios em que ora estarão sob orientação presencial dos professores, ora executando atividades em casa”, destacou Angela.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.