Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Escolas particulares voltam às aulas presenciais em Belo Horizonte 

Retorno nas instituições públicas do município começa na quinta-feira (3);  crianças de 5 a 11 anos iniciam no próximo dia 14

Minas Gerais|Rodrigo Dias, Da Record TV Minas, e Ana Gomes, Do R7

Retorno das crianças será gradual
Retorno das crianças será gradual Retorno das crianças será gradual

O retorno às aulas presenciais nas escolas da Prefeitura de Belo Horizonte começa nesta quinta-feira (3) para as crianças de 0 a 4 anos, adolescentes de 12 a 14 anos e para os adultos do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Nas escolas particulares, os estudantes já começaram a voltar às salas de aula entre terça-feira (1º) e quarta-feira (2).

Já para a faixa etária de 5 a 11 anos, o ensino presencial começa no dia 14 de fevereiro, tanto nas instituições municipais quanto nas privadas. Isso porque essas crianças ainda estão em processo de vacinação contra a Covid-19 na capital mineira.

“Infelizmente, nós temos 50% a menos do público convocado para a vacinação. Então é a tentativa que estamos fazendo para garantir que até o dia 14 tenha um número muito grande e todas as crianças vacinadas”, afirma o secretário municipal adjunto de educação, Marcos Alves.

As crianças de 0 a 4 anos ainda não têm imunização prevista contra a doença. No entanto, elas retornam às aulas nesta quinta por não ter uma decisão de vacinação para esse público.

Publicidade

“Tivemos o ano passado, já dá segurança para o retorno presencial para elas, e percebemos que os protocolos deram muito certo. O que vamos garantir é manter as medidas para cuidar dessas crianças. E a gente pede que as famílias também cuidem para garantir que na escola não corra nenhum risco, nem para os servidores da educação e nem para esse público”, explica Marcos Alves.

O secretário ainda afirma que a apresentação do cartão de vacinação das crianças não é obrigatório e garante que as escolas estão preparadas para a volta às aulas.

Publicidade

Faculdades

Com a alta de casos de Covid-19 na capital mineira, as faculdades decidiram adiar o início presencial do primeiro semestre letivo de 2022. Na PUC Minas, por exemplo, as atividades começaram nesta quarta-feira, de forma remota. Inicialmente, a modalidade presencial seria retomada nesta semana, mas, agora, está prevista para o dia 21 de fevereiro.

Publicidade

Na Fumec, o retorno que aconteceria na próxima segunda-feira (7), acontecerá no dia 14. Já nos Centros Universitários Una e UniBH, a volta às atividades presenciais estava prevista para o dia 14, mas foi adiada em uma semana, para o dia 21.

A Newton Paiva informou que iniciará as atividades acadêmicas do primeiro semestre de 2022 de modo virtual em 14 de fevereiro. A partir de 7 de março, as disciplinas serão ofertadas presencialmente em todos os cursos.

As faculdades federais também mudaram o calendário do ensino presencial. As aulas do primeiro semestre de 2022 na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) estão previstas para começar em 26 de março, de forma presencial. Até o fim do último semestre de 2021, que vai até o dia 25 de fevereiro, o regime continua híbrido.

Na UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), o segundo semestre de 2021 termina no dia 17 de março, em formato remoto. A modalidade de ensino para início do primeiro semestre do ano letivo de 2022 ainda será definida e seu início está previsto para abril.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.