Família confirma que corpo encontrado em Itabirito (MG) é de operário soterrado em barragem
Adilson Aparecido Batista, de 44 anos, sumiu após o rompimento de uma barragem em setembro
Minas Gerais|Do R7
![Parte do corpo de Batista ainda estava preservada](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/FUPY22MD6JPJZBZQ37VVBDWKK4.jpg?auth=1e0e8137956a4c875fb7a73310081c57d6b50d68ea16a3f374eacb319d72865d&width=460&height=305)
A família do operário, que estava desaparecido desde o rompimento da barragaem da Mineradora Herculano em setembro deste ano, reconheceu o corpo da vítima. Ele foi encontrado na última quinta-feira (20), por funcionários da empresa, durante uma escavação.
Segundo a Polícia Civil, na sexta-feira (21), os parentes conseguiram reconhecer Adilson Aparecido Batista, de 44 anos, porque parte do corpo estava preservada. Além disso, ele portava seu celular.
O inquérito do caso ainda não foi concluído. Ainda conforme a PC, o laudo do local não está pronto e, já que o corpo de Batista foi encontrado, é necessário agora fazer a necropsia, o que leva cerca de 30 dias. A delegada responsável deve pedir o prolongamento do prazo, antes previsto para domingo (23).
Lembre o caso
Além do operador de máquinas, outros sete homens foram soterrados durante o rompimento da barragem, sendo que cinco deles foram socorridos com vida. Já o topógrafo Reinaldo da Costa Melo, de 68 anos, e o operário Cristiano Fernandes Silva, de 32, morreram no acidente.
Após o rompimento da barragem, a Mineradora Herculano foi interditada e teve suas atividades suspensas pelo DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) e pela Semad (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável).
As causas do acidente estão sendo investigadas pela Polícia Civil, Ministério Público e pelo próprio DNPM e, até serem esclarecidas, a mineradora não poderá retomar suas atividades na região.