Febre maculosa já matou 14 pessoas em MG em 2026; três mortes foram registradas em Jeceaba
Estado contabiliza 39 casos confirmados da doença neste ano; Secretaria de Saúde mantém monitoramento
Minas Gerais|Stéphanie Lisboa, da RECORD Minas
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Minas Gerais já registrou 14 mortes por febre maculosa em 2026, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta quinta-feira (17). Até quarta-feira (16), foram confirmados 39 casos da doença no estado. Em Jeceaba, na região Central de Minas, a 113km de BH, três pessoas foram diagnosticadas e morreram.
A Unidade Regional de Saúde de Barbacena acompanha a situação em Jeceaba em conjunto com o município. Segundo a SES-MG, as notificações são monitoradas continuamente e, até o momento, o número de novos casos permanece dentro do esperado para o período.
O levantamento também mostra que a doença provocou 20 mortes em 2023, quando foram confirmados 90 casos. Em 2024, foram 95 diagnósticos e quatro óbitos. Já em 2025, Minas contabilizou 48 casos confirmados e sete mortes.
Historicamente, a febre maculosa atinge principalmente pessoas entre 41 e 60 anos, com predominância entre homens. A taxa média de letalidade da doença no estado é de aproximadamente 30%.
Como evitar a febre maculosa?
A principal forma de prevenção é evitar o contato com o carrapato-estrela, especialmente em locais com presença de cavalos, capivaras e cães, como pastos, parques, reservas ecológicas e margens de rios e lagoas.
A Secretaria de Saúde recomenda uma série de cuidados para quem frequenta essas áreas:
- Usar repelente à base de icaridina, roupas claras e compridas, calçados fechados e meias de cano longo;
- Examinar o corpo periodicamente para identificar a presença de carrapatos;
- Retirar os parasitas o mais rápido possível, preferencialmente com uma pinça, sem esmagá-los com as unhas;
- Manter pastos, lotes e áreas públicas limpos e aplicar carrapaticidas em animais, conforme orientação veterinária.
Para trabalhadores expostos a ambientes com carrapatos, também é recomendado o uso de equipamentos de proteção individual, como macacões de manga comprida.
Tratamento precoce pode evitar mortes
A febre maculosa é uma doença infecciosa transmitida pela picada de carrapatos infectados. O tratamento é realizado com antibióticos e deve ser iniciado precocemente, diante da suspeita clínica, sem aguardar a confirmação laboratorial.
Segundo a SES-MG, o início rápido do tratamento é fundamental para evitar complicações e mortes. Os medicamentos estão disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A secretaria informou ainda que mantém ações de vigilância e prevenção em todo o estado, incluindo o acompanhamento diário dos casos em investigação, a emissão de alertas epidemiológicos e a capacitação de profissionais de saúde.
O monitoramento ambiental das áreas de risco é realizado em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed) e as secretarias municipais de Saúde.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

















