Frio em BH: baixas temperaturas agravam problemas respiratórios
Cuidado com a saúde nesta época do ano deve ser redobrado; temperaturas na capital vão aumentar ao longo desta semana
Minas Gerais|André Rocha, da Record TV Minas, com Giovana Maldini*, do R7
As temperaturas em Belo Horizonte caíram no último fim de semana. No sábado (15), os termômetros marcaram 12,7º C e na madrugada de domingo (16), 13,8º C. O recorde de temperatura mais baixa do ano em BH foi registrado no último dia 10 de maio, com 11,8º C.
Essas baixas temperaturas favorecem o agravamento de quadros respiratórios, como asma, sinusite, rinite e aparecimento de problemas de saúde como gripes e resfriados.
De acordo com o médico pneumologista, Ednei Guimarães, isso ocorre porque as pessoas ficam em ambientes mais fechados nesta época.
— Nós ficamos em locais fechados, com menos ventilação e mais aglomerados. Então, há maior propensão de propagação dos vírus que são comuns. Nós expelimos os vírus pelas vias respiratórias ao falar, tossir ou espirrar. E o ambiente fechado favorece a transmissão para pessoas que estão no ambiente.
Leia também: Idosos receberão vacina gratuita da gripe em rede de drogarias em BH
BH antecipa vacina da gripe para professores após volta às aulas
Por isso, neste período de frio é preciso redobrar os cuidados. O pneumologista recomenda que pessoas com sintomas leves de resfriados devem procurar serviços de telemedicina para evitar hospitais e risco de contaminação pelo coronavírus.
Temperaturas nos próximos dias
Segundo o 5º Distrito de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as temperaturas vão aumentar ao longo desta semana em BH, em torno de 14º C e 28º C. Apesar do registro de chuva fraca e isolada, de 5 mm, nesta segunda-feira (17), a umidade do ar ao longo do dia na capital fica em torno de 40%.
Ainda de acordo com o Instituto, não há previsão de chuva para os próximos dias e a umidade vai continuar baixa nesta semana.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Lucas Pavanelli