Minas Gerais Fumaça do Pantanal pode provocar “chuva escura” em BH no domingo

Fumaça do Pantanal pode provocar “chuva escura” em BH no domingo

Detritos vindos do Mato Grosso já atuam sobre algumas regiões de Minas; expectativa é de limpeza do ar e queda na temperatura após a chuva

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7

Região do Pantanal sofre com queimadas

Região do Pantanal sofre com queimadas

Reuters / Amanda Perobelli - 27.08.2020

A fumaça causada pelas queimadas que assolam o Pantanal podem chegar à região metropolitana de Belo Horizonte, neste domingo (19), e provocar a chamada “chuva escura” na capital mineira e cidades do entorno.

O fenômeno é caracterizado pelo escurecimento da água da chuva. Cléber Souza, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) explica que ele é provocado pelo excesso de poluição no ar, como a fulgem produzida pelos incêndios.

O especialista explica que uma mudança no sentido dos ventos deve direcionar para a capital mineira, de “forma mais branda”, a fumaça das queimadas na região do Pantanal.

— A passagem da frente fria na região litoral do Sudeste favorece o vento, trazendo a fumaça da região de Goiás e Mato Grosso, o que inclui o Pantanal. Hoje as regiões do Triângulo Mineiro e Sul já têm influência dessa fumaça.

Leia também: Governo de MG ajuda no combate aos incêndios no Pantanal

Souza detalha que só é possível perceber a “chuva escura” ao recolher a água em um recipiente. O especialista explica que ela não causa mal à pessoa em caso de contato com a pele.

— Este tempo seco e as queimadas naturalmente causam problemas respiratórios. No caso da “chuva escura”, ela é ácida e sua água não deve ser consumida, mas só será possível afirmar se ela aconteceu, de fato, depois de ocorrer.

Variação de temperatura

Este sábado (19) foi considerado o dia mais quente de 2020 em Belo Horizonte, segundo dados do Inmet. Os termômetros chegaram a 35,7%, em pleno inverno. Souza adianta, no entanto, que o cenário deve mudar nos próximos dias. A região metropolitana de BH pode registrar chuvas entre este domingo e a próxima quarta-feira (23).

— Além da chuva, vamos ter uma frente fria que vem para melhorar a qualidade do ar e abaixar o calorão.

Últimas