Fumaça do Pantanal pode provocar “chuva escura” em BH no domingo
Detritos vindos do Mato Grosso já atuam sobre algumas regiões de Minas; expectativa é de limpeza do ar e queda na temperatura após a chuva
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
A fumaça causada pelas queimadas que assolam o Pantanal podem chegar à região metropolitana de Belo Horizonte, neste domingo (19), e provocar a chamada “chuva escura” na capital mineira e cidades do entorno.
O fenômeno é caracterizado pelo escurecimento da água da chuva. Cléber Souza, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) explica que ele é provocado pelo excesso de poluição no ar, como a fulgem produzida pelos incêndios.
O especialista explica que uma mudança no sentido dos ventos deve direcionar para a capital mineira, de “forma mais branda”, a fumaça das queimadas na região do Pantanal.
— A passagem da frente fria na região litoral do Sudeste favorece o vento, trazendo a fumaça da região de Goiás e Mato Grosso, o que inclui o Pantanal. Hoje as regiões do Triângulo Mineiro e Sul já têm influência dessa fumaça.
Leia também: Governo de MG ajuda no combate aos incêndios no Pantanal
Souza detalha que só é possível perceber a “chuva escura” ao recolher a água em um recipiente. O especialista explica que ela não causa mal à pessoa em caso de contato com a pele.
— Este tempo seco e as queimadas naturalmente causam problemas respiratórios. No caso da “chuva escura”, ela é ácida e sua água não deve ser consumida, mas só será possível afirmar se ela aconteceu, de fato, depois de ocorrer.
Variação de temperatura
Este sábado (19) foi considerado o dia mais quente de 2020 em Belo Horizonte, segundo dados do Inmet. Os termômetros chegaram a 35,7%, em pleno inverno. Souza adianta, no entanto, que o cenário deve mudar nos próximos dias. A região metropolitana de BH pode registrar chuvas entre este domingo e a próxima quarta-feira (23).
— Além da chuva, vamos ter uma frente fria que vem para melhorar a qualidade do ar e abaixar o calorão.