Minas Gerais Funcionários do metrô de BH anunciam greve para quinta-feira

Funcionários do metrô de BH anunciam greve para quinta-feira

Sindicato questiona a resolução do governo que impede os empregados de solicitarem transferência para outras unidades

  • Minas Gerais | Vinícius Araújo, da Record TV Minas

Movimento começa às 0h

Movimento começa às 0h

Divulgação/CBTU

Os metroviários de Belo Horizonte anunciaram que vão parar as atividades a partir desta quinta-feira (23). A decisão foi tomada de forma unânime pelos trabalhadores que se reuniram em assembleia, na tarde deste domingo (19).

Segundo o presidente do sindicato da categoria, Romeu José Machado Neto, os trabalhadores questionam a nova resolução do Conselho de Parcerias de Investimentos, do Governo de Minas Gerais, que impede os empregados de Belo Horizonte de solicitarem transferência para outras unidades.

Ainda de acordo com Romeu, a resolução afronta o acordo coletivo vigente, que permite o pedido de mudança. O sindicato informou que o movimento de greve começará às 0h e é por tempo indeterminado.

Em nota publicada pelo site, o Sindemetro-MG informou que “é uma medida necessária diante dos desmandos e manobras do governo que vêm excluindo e ignorando a participação e o bem estar dos funcionários, no atual processo de cisão que a STU-BH está passando. A paralisação afetará em cheio os usuários do metrô, mas é uma situação limítrofe entre a privatização da empresa e a demissão dos funcionários concursados lotados em Belo Horizonte”.

Procurada pela reportagem, a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) ainda não se pronunciou.

Últimas