Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Greve já provoca falta de combustível em postos de BH

Unidades amanheceram com longas filas de veículos; sindicato pede que a população não abasteça sem necessidade

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Motoristas formaram longas filas nos postos
Motoristas formaram longas filas nos postos Motoristas formaram longas filas nos postos

Postos de combustíveis de Belo Horizonte já registram, nesta sexta-feira (22), estoque zerado em razão da greve dos transportadores iniciada ontem.

Estabelecimentos das avenidas Carlos Luz, na região noroeste, e Cristiano Machado, na região nordeste, e do bairro Barro Preto, na regional centro-sul, só tinham etanol disponível para os clientes nas primeiras horas do dia.

Longas filas de veículos se formaram próximo a postos em diversas regiões da cidade. Segundo o MinasPetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado de Minas Gerais), os problemas também são registrados em outras regiões do estado.

"Com a paralisação, todas as regiões do estado estão sendo prejudicadas, impactando fortemente o abastecimento de Minas Gerais, tendo em vista que a base de Betim é estratégica para a distribuição de combustíveis estadual", declarou a instituição em nota.

Publicidade

Desde esta quinta, parte da categoria parou os caminhões e se mobilizou em frente das principais distribuidoras de combustível de Minas Gerais, entre elas a de Betim, na região metropolitana. O grupo se manifesta contra o valor do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços) dos combustíveis no estado e "os altos custos dos combustíveis praticados pela Petrobras”.

"Não aguentamos mais as altas do combustível. O óleo diesel está representando quase 70% do valor do frete. As transportadoras estão quebrando", explicou Irani Gomes, presidente do SindiTanque (Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustível e Derivados de Petróleo de Minas Gerais).

Publicidade

Para reduzir os impactos do desabastecimento, a PM (Polícia Militar) está escoltando os caminhoneiros que não aderiram ao movimento. "O Minaspetro alerta a população para que não faça uma corrida aos postos; é justamente essa ação que pode causar e agravar o desabastecimento", pediu o sindicato, que representa os donos de postos.

Também há registros de paralisação em outros estados.

Publicidade

Negociações

O governo de Minas ainda não deu indícios de uma possível negociação com a categoria. Procurada, a Secretaria da Fazenda de Minas Gerais destacou que "os últimos reajustes nos valores dos combustíveis não se devem ao ICMS cobrado pelos estados, mas sim à política de preços adotada pela Petrobras".

Em nota, a Petrobras apenas informou que "não há impacto às operações da companhia em suas unidades operacionais”.

Nesta quinta-feira (21), o governador Romeu Zema (Novo) criticou a proposta que tenta estabelecer uma faixa-padrão do ICMS para todos os estados.

No mesmo dia, o presidente Jair Bolsonaro defendeu a criação de um auxílio para caminhoneiros autônomos, com o objetivo de reduzir o impacto financeiro do preço do diesel.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.