Minas Gerais Hackers invadem site da Prefeitura de BH e sistema fica fora do ar

Hackers invadem site da Prefeitura de BH e sistema fica fora do ar

Páginas foram substituídas por desenhos de caveiras e bodes, além de textos criticando Kalil; PBH afirma que nenhum dado foi vazado

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento e Célio Ribeiro*, do R7

Invasão foi registrada no início desta tarde

Invasão foi registrada no início desta tarde

Reprodução / Redes sociais

O site da Prefeitura de Belo Horizonte foi alvo de um ataque de hackers no início da tarde desta terça-feira (8), deixando parte do sistema fora do ar.

No lugar das tradicionais páginas do Sif (Sistema Digital de Fiscalização) e Sinec (Sistema de Necrópoles), os usuários encontraram a imagem de uma caveira ao lado de um crucifixo, junto com uma série de risadas e a identificação dos supostos hackers.

Em outro link, foi reproduzido o desenho de um bode com um texto iniciado com a frase “São Paulo é meu país” e uma série de críticas ao prefeito Alexandre Kalil (PSD), acusado pelos invasores de “manter burocracias e destruir a economia”.

Nas redes sociais, alguns dos supostos hackers divulgaram a invasão ao sistema da prefeitura. O perfil do grupo que teria sido responsável pelo ataque, identificado como “Noias do Amazonas” está suspenso pelo Twitter.

Conforme checado pela reportage, às 16h30, os dois sites da prefeitura que atingidos ainda estavam foram do ar. Em nota, a Prodabel (Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte) confirmou que a invasão aconteceu por volta das 12 horas e destacou que os sistemas voltarão a funcionar "em breve".

*Estagiário do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas