Minas Gerais Incêndio em vegetação do Parque das Mangabeiras já dura 14 horas

Incêndio em vegetação do Parque das Mangabeiras já dura 14 horas

Combate ao fogo em um dos principais cartões-postais de BH mobiliza os bombeiros, desde o início da noite deste domingo (5)

  • Minas Gerais | Célio Ribeiro*, do R7, com Record TV Minas

Helicópteros apoiam operação dos Bombeiros

Helicópteros apoiam operação dos Bombeiros

Divulgação / CBMMG

Militares do Corpo de Bombeiros combatem, desde a tarde de domingo (5), um incêndio em vegetação na Serra do Curral, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. As chamas chegaram a atingir uma área dentro do Parque das Mangabeiras, importante cartão-postal da cidade.

Segundo a corporação, as chamas começaram por volta das 17h, nas proximidades do bairro Marçola e, por causa do tempo seco, se espalhou rapidamente pela vegetação. A operação de combate ao incêndio foi organizada pelos Bombeiros com a participação de brigadistas do IEF (Instituto Estadual de Florestas) e com o apoio de dois helicópteros, que sobrevoam as áreas atingidas e lançam cerca de 400 litros de água a cada investida.

Veja: Van explode durante incêndio em galpão de mercadorias em BH

Desde o início, os militares já alertavam para os riscos do fogo se alastrar para dentro do Parque das Mangabeiras. Por volta das 22h, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica confirmou a identificação de focos no local.

Por volta das 8h desta segunda-feira (6), os militares confirmaram que o incêndio estava controlado, mas ainda existiam alguns pequenos focos de incêndio em locais isolados da mata. Os agentes tentavam alcançar esses locais a pé para eliminar esses braseiros, que estão em postos de difícil acesso. Em outra frente, os militares fazem o rescaldo e tentam contabilizar o tamanho da área atingida.

De acordo com o último levantamento realizado pela corporação, foram registrados 292 chamados relatando incêndios em vegetações na região metropolitana de Belo Horizonte entre às 22h de sexta-feira (3) e 5h desta segunda (6). Na média, são mais de cinco chamados por hora.

*​Estagiário do R7 sob a supervisão de Flávia Martins y Miguel.

Últimas