Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Inteligência emocional é tema de nova disciplina em escola mineira

Alunos são estimulados a lidar com suas emoções e com as dos outros; o Coleguium desenvolve este trabalho há quatro anos 

Minas Gerais|Conteúdo Patrocinado

Atividades são desenvolvidas desde o ensino infantil
Atividades são desenvolvidas desde o ensino infantil Atividades são desenvolvidas desde o ensino infantil

Aprender a lidar com suas emoções e as dos outros para enfrentar as constantes mudanças do século 21. Essas habilidades têm chamado a atenção de educadores e escolas têm investido em estimular a inteligência emocional de seus alunos. E este processo pode ser iniciado o quanto antes: a partir de três anos, as crianças já podem ter suas habilidades socioemocionais treinadas.

Leia também: Escolas investem no ensino bilíngue na grade curricular

Especialistas alertam que o ensino tradicional ainda usa métodos que não desenvolvem as emoções dos estudantes e não os preparam para se posicionarem como protagonistas de suas escolhas na sociedade. Pensando nisso, instituições de ensino de Belo Horizonte, criaram metodologias para preparar os seus alunos para essas mudanças. Neste processo, tanto crianças como adolescentes aprendem a colocar em prática estas habilidades.

O Coleguium, por exemplo, começou a desenvolver este trabalho há quatro anos com alunos. O diretor geral da instituição, Guilherme Cintra, ressalta as seis habilidades principais que o método desenvolve para a formação dos alunos.

Publicidade

— Trabalhamos com os três Ps e os três Cs: proatividade, perseverança, pensamento crítico, criatividade, colaboração e comunicação.

Com este pilar, os alunos são estimulados a desenvolverem as competências ainda no ensino infantil. Nesta fase, o Coleguium utiliza histórias lúdicas e personagem que passam por “situações-problema”, como separação de pais, bullying, nascimento de um irmão mais novo, e são mediados pela professora para discutir sobre cada caso. No ensino fundamental, os estudantes têm a disciplina LIV (Laboratório de Inteligência de Vida). Através de atividades desenvolvidas pela escola, os alunos são estimulados a discutir sobre emoções e sentimentos durante rodas de conversa.

Publicidade

O objetivo é que adolescentes e jovens cheguem ao do ensino médio já entendendo seu papel na sociedade e sabendo tomar decisões como protogonistas, tanto em assuntos pessoais, quanto profissionais.

Serviço

Publicidade

Coleguium

Possui 17 unidades em Minas Gerais

Saiba mais: (31) 3490 - 5000 ou www.coleguium.com.br

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.