Logo R7.com
RecordPlus

Justiça alemã ouve famílias de vítimas de Brumadinho em ação contra empresa europeia

Juiz deu o prazo de 90 dias para que os envolvidos no processo apresentem documentos relacionados ao caso

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

  • Google News
Justiça alemã ouviu parentes de vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho (MG)
Justiça alemã ouviu parentes de vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho (MG)

A Justiça alemã ouviu, nesta segunda-feira (19), parentes de vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, em uma ação que o grupo moveu contra a Tüv Süd, empresa europeia responsável por atestar a segurança do reservatório de rejeitos.

Os brasileiros pedem que a companhia seja responsabilizada no país europeu por ter dado os laudos de estabilidade da barragem que estourou no dia 25 de janeiro de 2022, matando 270 pessoas. O grupo acredita que a pena pode ser mais severa na Alemanha.


O escritório de advocacia internacional que representa as vítimas explica que a corte alemã deu o prazo de 90 dias para que a acusação e a defesa apresentem documentos referentes à relação da unidade brasileira com a sede alemã.

Durante a audiência, os advogados da Tüv Süd negaram que a empresa tenha responsabilidade sobre as mortes. Em nota enviada à reportagem, a companhia reafirmou a inocência. "A TÜV SÜD continua profundamente abalada pelo trágico colapso da barragem em Brumadinho. Nossos pensamentos continuam com as vítimas e suas famílias. Contudo, estamos seguros de que a TÜV SÜD não tem responsabilidade legal pelo rompimento da barragem", declarou.

A ação coletiva foi movida na Alemanha em 2019. Ela abrange 183 familiares de vitimas mortas e sobreviventes da tragédia. No Brasil, a ação do MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) pediu a condenação da empresa alemã, da mineradora Vale e 16 pessoas. Dentre elas, gestores das duas companhias.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.