Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça manda Vale adotar medidas de segurança para trabalhadores

Decisão é referente aos funcionários de três barragens em Ouro Preto (MG) que estão em estado de alerta; multa por descumprimento é de R$ 3 milhões

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Medidas valem para barragens que ficam em Ouro Preto
Medidas valem para barragens que ficam em Ouro Preto Medidas valem para barragens que ficam em Ouro Preto

O Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais determinou que a mineradora Vale retome uma série de medidas de segurança para os funcionários das barragens da Mina de Fábrica, em Ouro Preto, a 96 km de Belo Horizonte, que estão em nível 2 e 3 de alerta.

O despacho do juiz Henrique Macedo de Oliveira prevê que a mineradora não poderá realizar “inspeção, monitoramento, manutenção e correção de anomalias nas barragens de Forquilhas I, II e IV” sem uso de helicóptero ou outras medidas de proteção para os trabalhadores, quando o serviço for realizado nas áreas chamadas de autossalvamento, que são aquelas atingidas primeiro em caso de um possível rompimento.

A decisão atende a um pedido do Ministério Público do Trabalho, que alegou que a companhia deixou de fazer o uso da aeronave após o nível de alerta de uma das barragens reduzir de dois para três.

Segundo o juiz, as medidas de proteção adotadas deverão ser aquelas indicadas pela empresa de consultoria externa contratada para monitorar o trabalho da mineradora nas ações de reparo nas barragens.

Publicidade

“Ressalto que a valorização do trabalho humano passa, precipuamente, pelo respeito à dignidade. Para que se alcance tá ldesiderato no âmbito das relações de trabalho - partindo-se de uma concepção horizontalizada dos direitos fundamentais - é necessário, além de outras atuações positivas, que o empregadortome todas as providências cabíveis para reduzir os riscos inerentes ao trabalho”, destacou o juiz no despacho.

Em caso de descumprimento, a Vale está sujeita a uma multa diária de R$ 3 milhões diários por trabalhador afetado. Procurada, a mineradora afirmou que "não tem medido esforços para garantir a segurança dos trabalhadores que atuam no monitoramento e manutenção das suas estruturas geotécnicas".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.