Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Justiça suspende temporariamente corte de árvores para realização da Stock Car em BH

Decisão vale até que os responsáveis por autorizar o corte expliquem se houve irregularidades no processo

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Cortes começaram nesta quarta-feira (29)
Cortes começaram nesta quarta-feira (29) Reprodução / Record Minas

A Justiça determinou, nesta quinta-feira (29), que a Prefeitura de Belo Horizonte suspenda temporariamente o corte das árvores na região da Pampulha, previstas para serem arrancadas para a realização de uma edição da Stock Car no município.

A decisão do juiz Thiago Grazziane Gandra, da 3ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública, atende pedido feito pelos vereadores Bruno Pedralva (PT) e Pedro Patrus (PT).

Os parlamentares apontaram supostas irregularidades na decisão que liberou a supressão dos arbustos e alegaram. Diante o risco de "danos irreversíveis para o meio ambiente e para os munícipes" com a poda, o juiz determinou a suspensão até que a prefeitura explique se realmente houve irregularidades.

A supressão dos arbustos começou nesta quarta-feira (28), quando ao menos 20 árvores foram arrancadas do entorno do estádio Mineirão. A previsão é que 63 sejam cortadas.


Procurada, a prefeitura informou que não foi notificada sobre a decisão.

A ação também pedia a suspensão de eventual remoção de "de canteiros centrais, passeios, passagens elevadas de pedestres, ilhas de semáforos e postes, além de alargamento de via e construção de muros na Avenida Carlos Luz". Esta parte do pedido foi negada.


Em nota, as empresas Speed Seven e DM Corporate, organizadoras do evento BH Stock Festival, afirmaram que "vários estudos foram elaborados em razão da realização do evento. Dentre eles os estudos de topografia, viabilidade técnica para a construção do circuito, o impacto econômico, projeção turística e impacto ambiental". 

Ainda segundo as organizadoras, "os trâmites foram seguidos de forma a obtenção de todas as licenças" e, como medida compensatória, serão plantadas 688 novas árvores. "Com a compensação ambiental que será realizada, a região da Pampulha ficará 10 vezes mais arborizada do que é atualmente", explicam. 

Os cortes das árvores motivaram protestos na cidade:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.