Kalil defende apoio da Justiça para resolver impasse sobre ônibus
Prefeitura marcou reunião emergencial com empresas para discutir possível redução de viagens por suposto colapso financeiro
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), defendeu o apoio da Justiça para resolver o impasse com as empresas de ônibus que alegam colapso financeiro em função do aumento no valor do diesel.
"Estou mandando uma carta para o presidente do TJMG, Gilson Lemes. Se precisar, vamos pedir interferência da Justiça porque ninguém vai colocar a mão nisto sozinho para não ter demagogia", declarou o político na manhã desta terça-feira (15).
A prefeitura marcou para esta tarde uma reunião emergencial com as empresas de ônibus que operam na capital mineira para discutir o problema. As companhias declaram colapso financeiro e, caso não encontrem solução, prometem reduzir o número de viagens.
O problema se repete em outros municípios mineiros. Em Ouro Preto, a 96 km de Belo Horizonte, a viação Rota Real anunciou que iria suspender a circulação de seis linhas. A Justiça, no entanto, determinou que a empresa não pode seguir com o plano.
Redução da passagem
Alexandre Kalil também comentou sobre o projeto da prefeitura enviado à Câmara que visa viabulizar a redução da tarifa de ônibus de R$ 4,50 para R$ 4,30. "Eles [a Câmara] pediu para arrumar uma firula. Vamos devolvê-lo hoje arrumado", declarou.
Na prática, a proposta libera a prefeitura para arcar os custos da gratuidade tarifária. O município promete reverter o valor aplicado em redução no preço da passagem. Para entrar em vigor, o projeto depende de aprovação dos vereadores.
" gallery_id="622a7e984b4955b9330017a0" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/minas-gerais/kalil-defende-apoio-da-justica-para-resolver-impasse-sobre-onibus-15032022"]