Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Kalil segue na liderança pela Prefeitura de BH, aponta pesquisa

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas indica que prefeito seria reeleito em primeiro turno; João Vítor Xavier e Áurea Carolina aparecem na sequência

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Atual prefeito segue como favorito para reeleição
Atual prefeito segue como favorito para reeleição Atual prefeito segue como favorito para reeleição

Um levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas aponta que Alexandre Kalil (PSD) segue na liderança para reeleição à Prefeitura de Belo Horizonte. Nos dois cenários simulados, o atual chefe do Executivo da capital mineira seria reeleito em primeiro turno.

No primeiro cenário foram apresentados 14 nomes de possíveis candidatos. Kalil foi escolhido por 55,9% dos entrevistados. O deputado estadual João Vítor Xavier (Cidadania) aparece em segundo lugar, com 6,5% das intenções de voto. O terceiro lugar fica com a deputada federal Áurea Carolina (Psol), com 4,1%.

Rodrigo Paiva (Novo) aparece com 3% das intenções de voto, enquanto Bruno Engler (PRTB) e Professor Wendel Mesquita (Solidariedade) têm 2,1% cada. Nilmário Miranda (PT) foi o candidato de 2% dos entrevistados. André Janones (Avante), de 1,2%. Luisa Barreto (PSDB), de 0,7%. Lafayette de Andrada (Republicanos), de 0,5%. Fabiano Cazeca (Pros), de 0,4%. Júlio Delgado (PSB), Marcelo de Souza e Wadson Ribeiro (PC do B), receberiam 0,1%.

Os eleitores que ainda não sabem em quem votar somam 7,1%, enquanto 14,1% afirmaram não escolher nenhum dos candidatos sugeridos.

Publicidade

Cenário 2

No segundo cenário estimulado, os pesquisadores apresentaram aos entrevistados nove possíveis nomes para a Prefeitura de Belo Horizonte.

Publicidade

Kalil aparece novamente na liderança, com 56,5% das intenções de voto. João Vitor Xavier e Áurea Carolina também continuam na sequência, com 6,7% e 4,4%, respectivamente.

Rodrigo Paiva aparece em quarto, com 3,7%. A lista segue com Professor Wendel Mesquisa, com 2,2%; Bruno Engler, 2,1%; Nilmário Miranda, 2%; Luisa Barreto, 0,7%; e Marcelo Souza, com 0,1% dos votos.

Publicidade

Nesta simulação, 6,8% dos entrevistados disseram não saber em quem votar e 14,9% afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos apresentados.

Murilo Hidalgo, diretor do Instituto Paraná Pesquisas, destaca que, por ser o atual prefeito, Alexandre Kalil é o candidato mais conhecido dos entrevistados. Por isto, para Hidalgo, uma possível mudança nos números só viria a acontecer após o início da campanha eleitoral.

— Essa pesquisa mostra, mais uma vez, que o prefeito Alexandre Kalil vem mantendo a vantagem enorme que ele tem sobre seus principais adversários nesta eleição. Acredito que qualquer mudança significativa pode vir a ocorrer, se ocorrer, quando começar o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. 

Para realizar o levantamento encomendado pela TV Bandeirantes, o Instituto Paraná ouviu 820 eleitores entre os dias 22 e 25 de julho. Ao menos 15% das entrevistas foram auditadas simultaneamente.

O grau de confiança é de 95% para uma margem de erro de aproximadamente 3,5% para os resultados gerais. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MG-03074/2020.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.