Kalil segue na liderança pela Prefeitura de BH, aponta pesquisa

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas indica que prefeito seria reeleito em primeiro turno; João Vítor Xavier e Áurea Carolina aparecem na sequência

Atual prefeito segue como favorito para reeleição

Atual prefeito segue como favorito para reeleição

Pablo Nascimento / R7 - 11.09.2019

Um levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas aponta que Alexandre Kalil (PSD) segue na liderança para reeleição à Prefeitura de Belo Horizonte. Nos dois cenários simulados, o atual chefe do Executivo da capital mineira seria reeleito em primeiro turno.

No primeiro cenário foram apresentados 14 nomes de possíveis candidatos. Kalil foi escolhido por 55,9% dos entrevistados. O deputado estadual João Vítor Xavier (Cidadania) aparece em segundo lugar, com 6,5% das intenções de voto. O terceiro lugar fica com a deputada federal Áurea Carolina (Psol), com 4,1%.

Rodrigo Paiva (Novo) aparece com 3% das intenções de voto, enquanto Bruno Engler (PRTB) e Professor Wendel Mesquita (Solidariedade) têm 2,1% cada. Nilmário Miranda (PT) foi o candidato de 2% dos entrevistados. André Janones (Avante), de 1,2%. Luisa Barreto (PSDB), de 0,7%. Lafayette de Andrada (Republicanos), de 0,5%. Fabiano Cazeca (Pros), de 0,4%. Júlio Delgado (PSB), Marcelo de Souza e Wadson Ribeiro (PC do B), receberiam 0,1%.

Os eleitores que ainda não sabem em quem votar somam 7,1%, enquanto 14,1% afirmaram não escolher nenhum dos candidatos sugeridos.

Cenário 2

No segundo cenário estimulado, os pesquisadores apresentaram aos entrevistados nove possíveis nomes para a Prefeitura de Belo Horizonte.

Kalil aparece novamente na liderança, com 56,5% das intenções de voto. João Vitor Xavier e Áurea Carolina também continuam na sequência, com 6,7% e 4,4%, respectivamente.

Rodrigo Paiva aparece em quarto, com 3,7%. A lista segue com Professor Wendel Mesquisa, com 2,2%; Bruno Engler, 2,1%; Nilmário Miranda, 2%; Luisa Barreto, 0,7%; e Marcelo Souza, com 0,1% dos votos.

Nesta simulação, 6,8% dos entrevistados disseram não saber em quem votar e 14,9% afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos apresentados.

Murilo Hidalgo, diretor do Instituto Paraná Pesquisas, destaca que, por ser o atual prefeito, Alexandre Kalil é o candidato mais conhecido dos entrevistados. Por isto, para Hidalgo, uma possível mudança nos números só viria a acontecer após o início da campanha eleitoral.

— Essa pesquisa mostra, mais uma vez, que o prefeito Alexandre Kalil vem mantendo a vantagem enorme que ele tem sobre seus principais adversários nesta eleição. Acredito que qualquer mudança significativa pode vir a ocorrer, se ocorrer, quando começar o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. 

Para realizar o levantamento encomendado pela TV Bandeirantes, o Instituto Paraná ouviu 820 eleitores entre os dias 22 e 25 de julho. Ao menos 15% das entrevistas foram auditadas simultaneamente.

O grau de confiança é de 95% para uma margem de erro de aproximadamente 3,5% para os resultados gerais. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MG-03074/2020.