Logo R7.com
RecordPlus

Lama de represa em Brumadinho (MG) vaza em rio após chuva forte

Estrutura que pertence à MIB Mineradora ficou sobrecarregada; local fica próximo à barragem da Vale que rompeu em 2019

Minas Gerais|Pablo Nascimento e Célio Ribeiro*, do R7

  • Google News
Prefeitura diz que não houve rompimento
Prefeitura diz que não houve rompimento

Parte da lama que fica em uma represa da MIB Mineradora, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, vazou e caiu no Rio Paraopeba, após um forte temporal atingir a cidade, nesta sexta-feira (19).

Segundo a prefeitura, não houve rompimento da estrutura. O material transborou após as bacias de contenção ficarem sobrecarregadas com a água da chuva.


Os rejeitos atingiram dois afluentes do rio Paraopeba e parte da estrada que liga a cidade à comunidade de Córrego do Feijão, onde ficava a barragem rompida da Vale. Segundo a prefeitura, não houve "prejuízo ambiental imediato".

Brumadinho: Efeito cascata da tragédia da Vale deixa 52 mil pessoas invisíveis


A Executivo Municipal deu cinco dias para que a mineradora apresente um relatório sobre as condições da área de mineração e das bacias de contenção, além de fazer a drenagem da lama. De acordo com a Defesa Civil, Brumadinho registrou 48 milímetros de chuva em seis horas.

A MIB Mineradora alegou que fato se tratou de um "pequeno carreamento de sólidos". A empresa destacou que que “não opera nenhuma barragem de rejeito e não tem nenhuma estrutura do tipo em operação ou desativada". A MIB ainda informou que não existe nenhum tipo de risco no local.


A reportagem procurou a Semad (Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) para comentar sobre o caso, mas aguarda retorno.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.