Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Licitação de barragem para amenizar impacto da seca em MG vai acontecer em novembro, diz deputado

Estado tem 135 cidades em emergência devido à seca; norte e Vales do Jequitinhonha e Mucuri são as regiões mais afetadas

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Deputado comentou sobre projetos para a região
Deputado comentou sobre projetos para a região Deputado comentou sobre projetos para a região

Minas Gerais vai ganhar duas barragens de água com a proposta de garantir um abastecimento mais estável aos moradores das regiões norte e Vale do Jequitinhonha.

Um dos projetos, do reservatório de Jequitaí, vai ser licitado em novembro deste ano, informou o deputado estadual Carlos Henrique (Republicanos), durante entrevista ao quadro MGR na Política, da Record TV Minas, na noite desta quinta-feira (12).

"Todos os anos sãos as mesmas histórias de seca e estiagem. O povo do Vale do Jequitinhonha e do Vale do Mucuri está sempre sofrendo. Medidas estão sendo adotadas para amenizar os efeitos da crise climática. O estado de Minas Gerais entrega caixas d'água, poços artesianos e envios de carros pipa", comentou.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu Whatsapp

Publicidade

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Publicidade

O projeto de Jequitaí, segundo o Governo Federal, prevê a construção de dois barramentos: uma para armazenar aproximadamente 500 milhões de metros cúbicos de água e outro para distribuir o recurso hídrico para canais de irrigação e regularizar a vazão do rio Jequitaí. O projeto prevê investimentos de quase R$ 1,5 bilhão.

O segundo reservatório, do rio Gravatá, será construído na cidade de Novo Cruzeiro, na região do Vale do Jequitinhonha. 

Publicidade

"Além do investimento da barragem, a região vai ser suprida com água, o que atrai turismo, a piscicultura e a pesca. É a redenção. É uma espera de muitas décadas da população", disse Carlos Henrique.

Atualmente, 135 cidades estão sob decretos de emergência devido à seca. Os municípios mais impactados estão localizados nas regiões dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, bem como no norte do estado.

Pautas e conflito em Israel

Durante a entrevista, o deputado Carlos Henrique comentou sobre a guerra entre Israel e o Hamas. O parlamentar esteve no país do Oriente Médio em janeiro deste ano e tinha outra viagem marcada para o mês de novembro.

"Minas Gerais é parceira de Israel. Há uma troca de tecnologia e informações. Uma das vocações de Minas Gerais é o setor agrícola e Israel tem tecnologia importante voltada para o setor", comentou sobre a relação do estado com o país ao destacar que os deputados vão propor discussões com especialistas sobre o conflito em curso.

Na participação no MGR na Política, Carlos Henrique ainda falou sobre o trâmite de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal e a análise da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que visa desobrigar a realização de um referendo popular para venda de estatais como a Cemig, Copasa e Codemig. Assista à íntegra da entrevista:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.