Minas Gerais Luta contra a poliomielite mobiliza voluntários no incentivo a vacinação

Luta contra a poliomielite mobiliza voluntários no incentivo a vacinação

Em Contagem, membros do Rotary vão andar pelas ruas para conscientizar dos moradores para importância de levarem as filhos aos postos de saúde

Dia "D" de vacinação contra a pólio é no sábado (17)

Dia "D" de vacinação contra a pólio é no sábado (17)

Reprodução / Marcelo Camargo / Agência Brasil

O próximo sábado (17) é o dia “D” de vacinação contra a poliomielite em todo o Brasil. Em um trabalho de conscientização sobre a importância de se prevenir a doença, os associados do Rotary vão andar pelas ruas da região metropolitana de Belo Horizonte para divulgar a campanha.

A vacinação precisa ser realizada anualmente, já que, como o vírus ainda circula em outros países, poderá voltar ao Brasil, que teve a doença erradicada há 30 anos. O governador do distrito 4.760 do Rotary, Rogério Ballesteros, afirma que os números das últimas campanhas de vacinação são preocupantes.

— O número de crianças vacinadas vem caindo nos últimos cinco anos. Isso é terrível, já que essa doença é perversa. Os jovens não passaram por isso, mas muitas pessoas da minha geração tiveram colegas afetados pela pólio.

O primeiro grande surto da doença no mundo aconteceu nos Estados Unidos, em 1916, matando 6.000 pessoas e deixando outras milhares com paralisia permanente. No Brasil, os primeiros casos foram registrados em 1911 nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O último caso no país ocorreu no interior da Paraíba em 1989 e o Brasil recebeu o certificado de erradicação do vírus em 1994.

Divulgação da vacinação em BH

Divulgação da vacinação em BH

Reprodução / Arquivo Pessoal

Conscientização

O dia 24 de outubro é o Dia Mundial de Combate à Poliomielite. No Brasil, acompanhando o calendário do Ministério da Saúde, o Rotary concentra sua campanha no “Dia D” de vacinação, que é no próximo sábado (17).

Em Contagem, na região metropolitana, os membros da associação irão andar pelas ruas da cidade conversando com os moradores e motivando-os a levarem as crianças até os postos de saúde. Ballesteros dá mais detalhe sobre a atuação do grupo.

— Sábado (17) vamos estar nas principais ruas da cidade, vestindo as camisas do Rotary e fazendo a nossa parte para que a vacinação volte a crescer. Se eu pudesse resumir nosso objetivo em uma frase, seria: “vacine seu filho agora!’.

Além do corpo a corpo, que nesse ano precisa ser feito de forma mais cuidadosa por causa da covid-19, a associação investe na divulgação da vacinação em vários espaços, como outdoors, traseiras de ônibus e nas redes sociais. Uma campanha envolvendo jogadores de futebol será divulgada na internet nos próximos dias.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Flavia Martins y Miguel

Últimas