Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Maioria dos casais mineiros deve passar o Dia dos Namorados em casa

Especialista aponta que mudança de comportamento é reflexo da pandemia; 7 em cada 10 casais vão comprar um presente para o parceiro

Minas Gerais|Maria Luiza Reis, do R7

Casal com criança, Contagem
Casal vai passar o Dia dos Namorados assistindo o filme favorito da filha (Reprodução / Record Minas)

O Dia dos Namorados, este ano, será mais caseiro para a maioria dos casais mineiros. Segundo pesquisa da Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais, mais da metade dos casais, cerca de 58%, pretendem celebrar a data em casa.

Para o economista Vinicius Silva, a mudança ainda é um reflexo dos impactos da pandemia de Covid-19 nos comportamentos sociais.

“Você vê que houve uma reinvenção do setor de serviços, do setor de comércio. No qual, gerou um aprendizado e a modernização do sistema. Muitas pessoas eram contra usarem o digital e você vê que usam naturalmente. O consumidor está prezando receber seu produto em casa e ele não ta medindo esforços para isso”, falou Silva.

No entanto, ainda segundo a pesquisa, a escolha de passar a data em casa não significa que os casais não vão gastar. A pesquisa mostra que 7 em cada 10 casais vão comprar um presente para o parceiro. A média de gasto vai ser de quase R$215. A movimentação na economia mineira será de quase R$ 2 bilhões.

Publicidade

“Esse avanço mostra que o consumidor está com uma demanda muito reprimida que já vem de anos anteriores e, hoje, você tem mais possibilidades de compras. E o varejo, o setor de serviços não deixa por menos, ele se reinventa a todo momento e atrai o consumidor levando-o às compras”, concluiu o especialista.

O consumidor mineiro também tem preferência por fazer compras em lojas físicas. Para a Câmara de Lojistas, esse comportamento se deve ao aumento na indecisão dos mineiros sobre o que comprar para presentear. Em 2024, 61% dos entrevistados afirmaram que ainda não decidiram o que comprar.

Apesar disso, a expectativa para o mercado é otimista. A intenção de compra para data aumentou 12,2% e a Câmara de Lojistas orienta que o lojista foque no atendimento customizado, em preços promocionais e variedade de produtos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.