Mariana recebe aporte de R$ 100 mi, 4 anos após barragem estourar
Acordo com a Fundação Renova foi assinado no aniversário de 323 anos da cidade e contempla áreas como turismo e diversificação econômica
Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7
A Prefeitura de Mariana e a Fundação Renova, criada para implementar e gerir as iniciativas de reparação após o rompimento da barragem de Fundão, em 2015, assinaram um acordo de R$ 100 milhões.
O investimento será feito por meio de ações estruturantes nas áreas de turismo, diversificação econômica, proteção social e infraestrutura. O pacote foi assinado nesta terça-feira (16), na cidade histórica, durante solenidade do Dia de Minas, realizado pelo Governo do Estado, e que marca o aniversário da cidade de Mariana, que completa 323 anos em 2019.
De acordo com a Fundação, o acordo é uma forma de aproximar a população da cidade e o poder público da própria Fundação Renova.
"Trata-se de um novo momento, com o objetivo claro de preparar Mariana para o futuro", diz, em nota, a instituição.
O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, ressaltou a resiliência dos marianenses, que sofreram com a maior tragédia ambiental do Brasil, ocorrida há quatro anos.
— Aprendemos que é preciso reinventar a nossa cidade, que é preciso diversificar a nossa economia. Vivemos uma tragédia que os marianenses sentiram e até hoje sentem em suas entranhas