"Me colocou como um lixo", diz faxineira ao chegar em audiência com acusado de agressão em BH
Primeira audiência sobre o caso começou, nesta sexta-feira (14), na capital mineira; empresário chegou sem se pronunciar
Minas Gerais|Ana Gomes, Do R7
A primeira audiência sobre o caso da faxineira agredida enquanto lavava a calçada em um bairro de nobre de Belo Horizonte começou, na manhã desta sexta-feira (14). Na chegada ao Juizado Especial Criminal, Lenirge Alves de Lima, de 50 anos, falou sobre encontrar o empresário acusado do crime pela primeira vez após quase um mês do caso.
“Eu nem queria olhar pro rosto dele, porque a revolta é grande. Um indivíduo que põe a gente como se fosse um lixo. Só eu sei como foi entrar naquele condomínio molhada e humilhada”, afirmou.
O encontro, que estava agendado para a segunda-feira (10), foi adiado já que, segundo o Fórum Lafayette, as partes não tinham sido intimadas. Rafael Ferreira Birro também já chegou ao Juizado, mas não quis conversar com os jornalistas. Desde o dia que as imagens da agressão ganharam repercussão e Birro foi apontado como autor, ele não quis se pronunciar sobre a acusação.
"Queria saber como ele se sentiu durante esse mês. Não manifestou, não quis falar até hoje", relatou Lenirge.
O encontro desta sexta-feira (14) é referente às investigações da Polícia Civil sobre o caso. Também já está marcada, na próxima segunda-feira (17), a audiência que tratará sobre a ação de danos morais que a defesa da faxineira moveu com o empresário. Ela pede indenização de R$60 mil.
Agressão flagrada
Câmeras de segurança registraram o momento em que a faxineira foi agredida durante o horário de trabalho, no dia 16 de setembro, no bairro Lourdes, região centro-sul de Belo Horizonte. A profissional foi atacada por um pedestre que fazia caminhada enquanto lavava a calçada do prédio. Segundo ela, o empresário questionou o uso de água para limpar o local,
A Polícia Civil identificou que o agressor seria o empresário Rafael Ferreira Birro Oliveira. Durante apresentação na delegacia, ele se manteve em silênciao e se comprometeu a comparecer na audiência.
Ele se apresentou na delegacia, mas se manteve em silêncio durante o depoimento. Na data, o homem também assinou um documento se comprometendo a comparecer na audiência na Justiça Especial.