Minas Gerais Metrô da Grande BH segue parado por greve pelo segundo dia seguido

Metrô da Grande BH segue parado por greve pelo segundo dia seguido

Trabalhadores discutem se irão cumprir a escala mínima ordenada pela Justiça; grupo questionam pontos sobre privatização

  • Minas Gerais | Leandro Silva e Lucas Eugênio*, da RecordTV Minas

A greve dos metroviários de Belo Horizonte e Contagem continua pelo segundo dia consecutivo nesta sexta-feira (24). A paralisação começou às 0h de ontem (23) e segue por tempo indeterminado, segundo os trabalhadores.

Todas as estações do metrô ficaram fechadas

Todas as estações do metrô ficaram fechadas

Reprodução/ Record TV Minas

Os metroviários cruzaram os braços criticando impossibilidade de transferência dos profissionais para outras unidades da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) em caso de privatização do metrô. Segundo a companhia, a paralisação prejudicou cerca de 100 mil usuários.

Nesta manhã, mais uma vez, nenhuma das 19 estações abriram. De acordo com o Sindimetro (Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais), uma assembleia foi marcada para discutir a escala mínima de funcionamento, nesta manhã.

O sindicato foi notificado na tarde de quinta-feira (23), sobre a decisão da Justiça que prevê a circulação de todos os trens durante o horário de pico. Segundo a instituição, os 30% determinados pela Justiça só passarão a ser cumpridos após a escala ser feita.

Além da escala mínima de operação dos trens, o sindicato discute a realização de uma manifestação na próxima segunda-feira (27), às 14h, quando acontecerá uma audiência virtual com a Justiça.

A CBTU informou que adotou medidas judiciais pelo descumprimento da escala mínima.  "Caso o Sindimetro/MG não cumpra a determinação judicial, a CBTU irá executar a multa prevista (R$ 30.000,00 por dia) e pedirá apuração do crime de desobediência por parte dos dirigente sindicais", destacou a companhia.

O reforço na circulação dos ônibus continua, de acordo com a BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte).

*Estagiário sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas